Jardim da Folia inaugura programação de carnaval 2011 em Corumbá

A praça se vestiu com o colorido da festa que se aproxima, o público atraído pela alegria que já se instalou de forma antecipada compareceu para, mais um ano, fazer do carnaval de Corumbá um dos mais animados do Brasil. Na noite desta sexta-feira, 18 de fevereiro, o histórico Jardim da Independência que, em tempos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A praça se vestiu com o colorido da festa que se aproxima, o público atraído pela alegria que já se instalou de forma antecipada compareceu para, mais um ano, fazer do carnaval de Corumbá um dos mais animados do Brasil. Na noite desta sexta-feira, 18 de fevereiro, o histórico Jardim da Independência que, em tempos passados, chegou a abrigar um zoológico, e foi palco de diversos eventos na cidade, tornou-se oficialmente um ponto de encontro para os foliões de todas as idades.

Música com bandas de sopro e baterias de escolas de samba, exposição de fotos de antigos carnavais, passeios de barco no lago artificial foram algumas das opções de quem visitou o espaço que segue até o final da festa popular. Seguindo a temática da decoração deste ano para a folia, a figura do palhaço predomina entre as peças espalhadas pelo local. Além de decorar, ele também aparece em peças cenográficas onde crianças podem tirar fotos. O personagem ainda esteve presente em “carne e osso”, promovendo brincadeiras entre os pequenos.

Autoridades, convidados e população se misturaram numa grande festa para o anúncio oficial da programação do carnaval 2011 em Corumbá. Para a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Heloísa Urt, transformar o Jardim num ponto de referência para a maior festa popular da cidade, retoma um papel importante desempenhado pelo local em décadas passadas. “É resgatar mais um símbolo da cidade de Corumbá. Nessa praça aconteceram todos os atos, tudo aquilo que fez feliz e que foi importante na vida dos corumbaenses. Tudo que foi de bonito e importante aconteceu nessa praça que por isso nunca será esquecida pelo povo de Corumbá. A praça é um lugar de alegria, o Jardim é um lugar onde as pessoas são felizes e aqui as pessoas vão brincar o seu carnaval”, disse.

O presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá), Zezinho Martinez, aproveitou para fazer uma análise da evolução da folia. “Esse ano a gente vê uma vitória muito importante no quesito samba porque, ano passado, cada agremiação recebeu 80 instrumentos. Hoje, as escolas ensaiam em suas quadras, em suas casas, nas casas dos seus presidentes e a comunidade cada vez mais presente. Antigamente, o carnaval era sediado em duas escolas de samba, hoje temos nove escolas. Em cinco anos, chegamos quase à maturidade do nosso carnaval”, falou. Martinez aproveitou para fazer o lançamento oficial do CD dos sambas-enredos das escolas corumbaenses, um trabalho realizado numa parceria da Liesco e Prefeitura Municipal de Corumbá. Os mil exemplares foram distribuídos entre as entidades carnavalescas da cidade e meios de divulgação.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou que o carnaval não tem papel apenas festivo, mas traz um significado maior para o povo de Corumbá. “Esse evento sintetiza, seguramente, a maior expressão da cultura, do orgulho de ser corumbaense. E começar aqui nessa praça de tantas histórias é, acima de tudo, uma busca a nossas raízes, a nossa identidade, a valorização da nossa cultura. É de suma importância, a realização desse evento para todos nós. Nós celebramos o bem, apostamos no carnaval que, para nós, não é apenas um momento de alegria. O carnaval para nós não é apenas um momento de lazer, o carnaval para nós é mais do que isso. O carnaval significa falar um pouco da nossa raiz, do nosso orgulho, da nossa identidade, então a todos os presidentes das entidades carnavalescas que aqui estão, que façam um carnaval de paz, de muita alegria, à altura de nossa história porque começa aqui o maior carnaval do Centro-Oeste Brasileiro”, determinou ao antecipar uma queima de fogos que anunciou o início da programação festiva.

Imagem, som e folia

Num telão, um vídeo que sintetizou a paixão do povo corumbaense pela folia que abre o calendário festivo da cidade, anunciou o que em 2011 a avenida do samba trará para os foliões. Uma novidade será a transmissão simultânea dos desfiles em dois telões em HD (high-definition), alta definição de imagem, que serão instalados em dois pontos do trajeto oficial.

Ao som de uma banda de sopro, um cortejo trazido pelo corso, desfile de carros antigos, “puxou” os blocos do carnaval cultural. Pastorinhas, marinheiros, dançarinos de frevo e palhaços anunciaram que a festa já começou.

Comandada pelo mestre Felipão, oriundo da escola carioca Portela, a bateria da Liesco, que congrega ritmistas de várias escolas da cidade, animou a população com a execução de tradicionais sambas-enredos e hinos de blocos da cidade. “Pra mim, é uma satisfação notória porque o corumbaense é muito parecido com o carioca. Se eu pegar esse grupo aqui e levar para o Rio de Janeiro vai ser a maior facilidade de desfilar lá numa escola. É gratificante trabalhar com o povo de Corumbá”, ressaltou ao Diário o ritmista que, em novembro do ano passado, ministrou aulas de percussão para os corumbaenses. Ele avalia que o carnaval da cidade cresceu e que já comporta uma estrutura própria para os desfiles. “O dia que Corumbá tiver um sambódromo o carnaval vai explodir ainda mais, o dia que tiver não vamos dever nada pra carioca e nem paulista nenhum”, comentou.

Depois da bateria da Liesco, a noite de festa foi entregue para uma banda de sopro que executou famosas marchinhas, abrindo para o público a exposição fotográfica dos antigos carnavais numa tenda montada especialmente para abrigar as imagens da história do carnaval corumbaense.

Conteúdos relacionados