IX Conferência Estadual trata do “Controle Social” no segundo dia de debate

No segundo dia da IX Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (IX Confeas/MS) nesta sexta-feira (30), o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Carlos Ferrari iniciou os trabalhos com a palestra sobre “Controle Social”. Carlos Ferrari, afirmou que o controle social é a capacidade que tem a sociedade organizada […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No segundo dia da IX Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (IX Confeas/MS) nesta sexta-feira (30), o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Carlos Ferrari iniciou os trabalhos com a palestra sobre “Controle Social”.

Carlos Ferrari, afirmou que o controle social é a capacidade que tem a sociedade organizada de intervir nas políticas públicas, interagindo com o Estado na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação. “A sociedade tem uma força de mobilização que influencia as mudanças na agenda do governo, por isso, que as conferências são espaços onde realmente devem ser articuladas ações para serem levados até a última instância de decisão”.

0 Este ano a IX Conferência tem como tema: “Consolidar o Suas e valorizar seus trabalhadores”. Nessa perspectiva, Carlos Ferrari, disse que o Brasil descobriu que não dá para centralizar tudo e trabalhando junto com a sociedade é possível descentralizar e avançar no âmbito das políticas públicas, nos três entes federados. Os trabalhadores da área devem ter o seu reconhecido merecimento. “A equipe técnica nos Conselhos e nos trabalhos é muito importante, e isso tem que ser reconhecido pelos gestores”, destacou o presidente.

A Conferência Estadual é um dos mais importantes espaços para o debate e avaliação das diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os debates continuam durante toda tarde onde haverá a eleição dos delegados que representarão o Estado na 8ª Conferência Nacional que acontece nos dias 7 a 10 de dezembro.

A previsão é que a Conferência Nacional reunirá 2 mil pessoas, entre representantes dos governos e delegados de todos os estados para unificar os debates em torno do fortalecimento do Suas, qualificação dos serviços e apoio aos trabalhadores.

A IX Conferência Estadual acontece no Pallaciu’s Eventos, na rua 14 de Julho, nº 1.256 – centro.

Conteúdos relacionados