Instituto International Paper leva para Três Lagoas a Cidade do Livro
Crianças entre 5 a 10 anos poderão participar das atividades da cidade cenográfica montada entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro, no espaço Arena Mix. O objetivo é estimular a leitura entre o público infantil.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Crianças entre 5 a 10 anos poderão participar das atividades da cidade cenográfica montada entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro, no espaço Arena Mix. O objetivo é estimular a leitura entre o público infantil.
O Instituto International Paper (IIP) leva para Três Lagoas o projeto Cidade do Livro Itinerante. O evento acontecerá entre os dias 31 de outubro a 11 de novembro, no espaço para eventos Arena Mix, na saída para São Paulo. A idéia é estimular a leitura de crianças entre cinco a 10 anos, pertencentes à rede pública de ensino, através de peças teatrais. É a primeira vez que a IIP promove o projeto na região Centro-Oeste.
Para conquistar o público infantil, o IIP montará uma cidade cenográfica onde serão apresentadas, diariamente, peças teatrais. O espaço será distribuído em uma área de aproximadamente 275 metros quadrados, com vários ambientes.
Durante a visita, os estudantes aprenderão sobre a importância dos livros e de temas atuais da sociedade, como saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.
A apresentação do projeto aconteceu nesta quarta-feira (19), biblioteca Rosário Congro, em Três Lagoas. Participaram da cerimônia, membros da International Paper (IP), alunos do projeto de Inclusão Digital da Comunidade Kolping, a prefeita Márcia Moura (PMDB), o secretário municipal de esportes, juventude e lazer, Sávio Bernardes, diretores e servidores municipais, o secretário de desenvolvimento econômico, Marco Garcia e a imprensa em geral.
O IIP conta com a parceria da Prefeitura de Três Lagoas. Durante os onze dias de programação, cerca de 7 mil crianças, do 1° ao 6° ano, além dos filhos de profissionais da IP e parceiros do projeto, vivenciarão as diversas atrações da Cidade do Livro gratuitamente. O agendamento será feito através da Secretaria Municipal de Educação.
“O IIP acredita que o conhecimento é a principal riqueza do ser humano, pois ele se traduz em desenvolvimento e benefícios para a comunidade, sendo capaz de transformar a realidade. A Cidade do Livro vem como um projeto capaz de incentivar o contato com os livros e, consequentemente, estimular o hábito da leitura”, destacou o presidente do IIP.
Em sua fala, a prefeita e também professora, Márcia Moura, ressaltou a importância da leitura seja de livros, jornais, revistas, gibis, como forma de interagir com o mundo literário, além de criar o hábito da leitura. “Esse projeto vem somar ao crescimento cultural de nossas crianças”.
A aluna da Comunidade Kolping, estudante do 3° ano do ensino médio, Amara Canan, aproveitou a oportunidade para sugerir atividade cultural voltada para o público adolescente.
“Nós, estudantes do ensino médio, gostaríamos que houvesse na Cidade uma bienal do livro, com palestras, oficinas e tudo mais que um evento como esse pode proporcionar. Isto iria contribuir para nossa formação e na conquista pela vaga em uma boa universidade”, indicou.
Já Edlayne Cristina Caetano Pereira, também aluna do Kolping e do 3° ano, disse que espera que, no próximo ano, o projeto se estenda aos jovens de mais idade.
“Quem sabe no ano que vem eles criem um espaço para nós. De forma diferente, mas com o mesmo objetivo – estimular a leitura. Estamos prestes a prestar o Enem, seria muito bom que desde o início do ensino médio pudéssemos contar com apoios como esse”.
Atrações da Cidade do Livro
Diariamente, ocorrerão seis apresentações nas quais os participantes poderão percorrer por vários espaços, dentre eles:
– Cantinho da Leitura: livraria infantil com livros disponíveis para leitura.
– Prefeitura: encenação de um teatro de bonecos sobre a importância da leitura e cidadania.
– Casa da Vó Cotinha: contadora de histórias com interação das crianças.
– Oficina de Artes: atividades artísticas para confecção de um livro artesanal.
– Castelo das delícias: atividade sobre dieta balanceada e a coleta seletiva.
O personagem Chamequinho – da linha de papéis da International Paper voltada para o público infantil e educadores – percorrerá a Cidade do Livro, interagindo com as crianças. O mascote contará sobre a história da International Paper e o pioneirismo em Três Lagoas, como a primeira empresa do setor de papel e celulose a se instalar na região, há mais de 20 anos.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.