Instituições de ensino superior começam a enviar dados para o censo de 2010

Começou hoje (15) e vai até 15 de abril o prazo para que universidades públicas e particulares enviem informações sobre seus cursos, professores e estudantes. Os dados farão parte do Censo da Educação Superior de 2010 e serão usados para compor indicadores de qualidade. Entre os indicadores, estão o conceito preliminar de curso (CPC) e […]

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Começou hoje (15) e vai até 15 de abril o prazo para que universidades públicas e particulares enviem informações sobre seus cursos, professores e estudantes. Os dados farão parte do Censo da Educação Superior de 2010 e serão usados para compor indicadores de qualidade.

Entre os indicadores, estão o conceito preliminar de curso (CPC) e o índice geral de cursos (IGC) da instituição. Desde o ano passado, a base de dados do censo coleta informações individualizadas da situação do aluno em relação ao curso e do professor em relação à instituição de ensino.

A universidade deve informar a situação acadêmica do aluno (matrícula, trancamento, desistência) e do professor (se em exercício ou afastado), a forma de ingresso e se realiza atividades complementares.

Neste ano, a coleta de informações estará integrada ao cadastro e-MEC para evitar que os dados sejam informados mais de uma vez para os diferentes sistemas do Ministério da Educação, agora baseados num mesmo cadastro de instituições e de cursos.

A primeira etapa da coleta, que vai até domingo (20), consiste na transferência dos dados cadastrais do e-MEC para a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A partir de segunda-feira (21), os pesquisadores institucionais poderão acessar essa base para o preenchimento das demais informações estatísticas. Eventuais correções serão feitas entre 16 de maio e 3 de junho. As informações consolidadas devem ser divulgadas no fim de julho.

O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o principal instrumento de coleta de informações sobre a educação superior no Brasil. As informações subsidiam a formulação e o acompanhamento das políticas e programas da educação superior.

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