Estão abertas as inscrições para as quatro categorias (graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional) do XXV Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq.

O prêmio tem por objetivo promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros. Considerada pela comunidade científica uma das mais importantes iniciativas do gênero na América Latina, a premiação é entregue pela presidente da República em uma cerimônia que reúne autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Na categoria Estudante do Ensino Médio podem concorrer estudantes regularmente matriculados no ensino médio em escolas públicas ou privadas e em escolas técnicas. Para esta categoria, as inscrições vão até 31 de agosto de 2011, exclusivamente pelo site www.jovemcientista.cnpq.br ou pelos Correios.

O tema deste ano é “Cidades Sustentáveis” e foi pensado por causa das pequenas, médias ou grandes cidades que apresentam desafios e conflitos com relação aos altos índices de impermeabilização do solo, água escassa ou contaminada, moradias em áreas de risco, gestão do lixo e resíduos tóxicos, lazer e educação de qualidade insuficientes, edificações mal projetadas ou conservadas, transporte público e mobilidade não motorizada.