Inmetro vai criar selo de qualidade para material escolar

Para evitar que alunos – principalmente, crianças e adolescentes – tenham problemas com cadernos, canetas, tintas e outros materiais escolares, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai regulamentar um selo de qualidade e segurança. O objetivo é evitar que estudantes fiquem expostos a riscos. Vinte e dois produtos que fazem parte […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para evitar que alunos – principalmente, crianças e adolescentes – tenham problemas com cadernos, canetas, tintas e outros materiais escolares, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai regulamentar um selo de qualidade e segurança. O objetivo é evitar que estudantes fiquem expostos a riscos.

Vinte e dois produtos que fazem parte das listas de material escolar vão passar por uma avaliação rigorosa do Inmetro para ganhar o selo de qualidade e segurança. Laboratórios vão analisar a presença de metais pesados, como chumbo e cádmio, presentes em tintas e plásticos coloridos. E também de produtos que tornam o plástico mais maleável. Essas substâncias podem provocar câncer.

Será testado também o grau de toxidade de massinhas de modelagem que podem causar irritação na pele. E o grau de resistência de alguns objetos para ver se suportam mordidas ou se quebram com facilidade.

O Inmetro diz que a decisão veio depois de constatar o aumento do número de acidentes com objetos infantis. Os fabricantes terão um tempo para regularizar seus estoques. Depois disso, os produtos não poderão ser encontrados no mercado sem certificação.

Conteúdos relacionados