IBGE: Mato Grosso do Sul fica em terceiro lugar no ranking nacional do abate de bovinos

Mato Grosso do Sul ficou em terceiro lugar no ranking nacional do abate de bovinos no segundo trimestre, com 11,5% do total abatido, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na última semana. Em primeiro, continua o estado de Mato Grosso, seguido por São Paulo. No entanto, o maior destaque do levantamento […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mato Grosso do Sul ficou em terceiro lugar no ranking nacional do abate de bovinos no segundo trimestre, com 11,5% do total abatido, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na última semana. Em primeiro, continua o estado de Mato Grosso, seguido por São Paulo.

No entanto, o maior destaque do levantamento é a diminuição no volume de abates do mercado brasileiro com relação ao ano passado. Entre abril e junho, o Brasil abateu 7,065 milhões de cabeças de bovinos. O volume representa uma redução de 0,5% em relação ao primeiro trimestre e de 7% na comparação com o mesmo período de 2010.

No acumulado de 2011, a queda é de 3,5% em relação ao primeiro semestre de 2010.

Outro dado relevante, segundo o IBGE, é que, mesmo com a queda de 2,4% no abate de vacas com relação ao trimestre anterior, o número de fêmeas abatidas está 10,9% maior que o observado no mesmo período de 2010. A quantia de bois se manteve estável.

Os analistas dizem que o movimento pode ser considerado comum, já que no primeiro trimestre o volume de abate é maior porque são incluídos os animais de descarte da safra anterior. O aumento do abate de vacas pode ainda ser reflexo da seca que prejudicou a pastagem e o desempenho das fêmeas.

Conteúdos relacionados