Ibama MS promove visita técnica aos portos de Corumbá e Ladário
Três portos instalados em Corumbá e Ladário foram visitados pelo Ibama nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, para verificar as Condicionantes Ambientais que foram determinadas para o licenciamento ambiental de cada um dos portos dessa região. O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, acompanhado de Reginaldo Yamaciro coordenador do Núcleo de Licenciamento,…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Três portos instalados em Corumbá e Ladário foram visitados pelo Ibama nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, para verificar as Condicionantes Ambientais que foram determinadas para o licenciamento ambiental de cada um dos portos dessa região.
O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, acompanhado de Reginaldo Yamaciro coordenador do Núcleo de Licenciamento, veio conhecer melhor e analisar as condições de armazenagem e embarque dos portos sob licenciamento ambiental do Ibama no Estado.
Numa expedição da superintendência do Ibama há 3 meses no rio Paraguai, David Lourenço constatou vários problemas ambientais ao longo do trecho de 400 km percorridos através da hidrovia, como o manuseio descuidado de minério de ferro no embarque dos portos dessa região e a poluição provocada por esses embarques que estão atingindo as populações locais.
Por causa disso e para analisar melhor se as condicionantes estabelecidas nos licenciamentos são suficientes para colocar os terminais portuários em perfeitas condições ambientais, o superintendente decidiu fazer a visita: “essa é uma região delicada porque se trata do Pantanal, um ecossistema único no planeta, que demanda um cuidado especial de nossa parte”, disse David.
Ele ressaltou a riqueza econômica produzida na região de Corumbá-Ladário pela atividade mineradora. “Estamos produzindo 400 milhões de reais por ano somente com o minério de ferro e é tarefa do Ibama avaliar os impactos ambientais que uma atividade desse porte provoca ao meio ambiente e às populações locais” avaliou.
As principais condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama são o Plano de Emergências Ambientais Individual que determina o que cada empreendimento deve fazer em caso de acidente ambiental como derramamento de produtos perigosos no rio Paraguai; o Plano de Gerenciamento de Riscos (verificação das condições de segurança e equipamentos para evitar riscos de acidentes ambientais); o Gerenciamento de Resíduos Sólidos (destinação do lixo produzido) e o Plano de Monitoramento da qualidade da água utilizada nos terminais portuários que estão sob análise e verificar a qualidade da água do rio Paraguai nessa área.
Na visita, David destacou a Estrada Vermelha que atravessa a rodovia em frente ao porto Sobramil como um dos problemas ambientais encontrados. “A estrada apresenta uma série de questões ambientais como alagados e lixões a céu aberto” afirmou.”Vamos analisar também os impactos do transporte de cargas realizado cotidianamente nessa área”, disse.
O Porto Geral de Corumbá está iniciando o processo de licenciamento junto ao Ibama em Mato Grosso do Sul. O Terminal Portuário Cinco Bacia está com a documentação exigida para o licenciamento no Ibama de Brasília. O Terminal Portuário da Granel Química acaba de ser ampliado e está cumprindo as condicionantes estabelecidas pelo Núcleo de Licenciamento. O Terminal Portuário Sobramil está com a licença de Operações e o Porto Saladeiro da Votorantim está encaminhando a documentação para o licenciamento junto ao Ibama.
Juntos todos os portos de Corumbá-Ladário movimentam por ano cerca de 5,8 milhões de toneladas de carga através da hidrovia Paraguai-Paraná e a perspectiva é de aumento dos embarques nos próximos anos de acordo com fontes do setor portuário de Corumbá.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.