Governo adotará medidas de incentivo fiscal à produção de etanol
Além da redução de 25% para 20% na mistura de álcool à gasolina, com vistas a reduzir o preço do combustível para o consumidor, o governo vai adotar, em breve, medidas de incentivo fiscal para os produtores de cana-de-açúcar que destinarem a produção para a fabricação de álcool. Foi o que disse hoje (30) o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além da redução de 25% para 20% na mistura de álcool à gasolina, com vistas a reduzir o preço do combustível para o consumidor, o governo vai adotar, em breve, medidas de incentivo fiscal para os produtores de cana-de-açúcar que destinarem a produção para a fabricação de álcool. Foi o que disse hoje (30) o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, ao anunciar o segundo levantamento da safra agrícola 2011/2012 feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo ele, as medidas em estudo incluem a concessão de crédito presumido do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição de Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o que, na prática, se traduz em redução tributária. A medida já é adotada na produção de açúcar e a intenção, agora, é estender o benefício também para a produção de etanol, pois a intenção do governo é aumentar a competitividade e reduzir os custos de produção do álcool.
Com esse objetivo, foi criada linha de crédito de até R$ 1 milhão por produtor, com validade até quatro anos, para renovação de canaviais. Segundo Bertone, talvez sejam renovados também os créditos referentes às usinas.
Enquanto isso, a União discute com os estados a possibilidade de equalização das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobradas na produção, de modo a dar mais competitividade ao setor. Qualquer mudança nesse sentido depende do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
De acordo com projeção da Conab, o Brasil deve colher 588,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2011/2012, o que equivale à redução de 5,6% em relação à safra 2010/2011. Mas, nas contas da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), a quebra de safra deve ficar entre 8,3% e 10%, o que explica, em parte, os fortes aumentos de quase 50% nos preços do álcool na indústria paulista, em pleno período de produção. O outro motivo alegado é o aumento da frota de carros flex.
Bertone disse que as expectativas de produção para o próximo ano são de retorno à normalidade, mas ressaltou que “isso vai depender muito das condições climáticas”.
Quanto à importação de 500 milhões de litros de álcool anidro derivado do milho, medida tomada recentemente, Bertone explicou que foi necessária a compra, o que será evitado nas próximas safras. “O objetivo é ter novas indústrias, cerca de 15 unidades implantadas por ano, produzindo de 3 a 4 milhões de toneladas, cada. Um crescimento que, hoje, a gente não vê se concretizar”.
Segundo ele, a redução do etanol na mistura da gasolina, anunciada ontem (29), tem o objetivo de diminuir a demanda por álcool anidro em 160 milhões de litros por mês. O presidente da Unica, Marcos Jank, disse que a medida, no entanto, não vai alterar a oferta de etanol no mercado doméstico. “A decisão do governo apenas antecipou a redução da mistura, que era esperada para 1º de novembro e vai ocorrer em 1º de outubro”, disse Jank, em nota divulgada ontem (29).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.