EUA matam líder da Haqqani e outros nove islamitas no Paquistão
Mísseis americanos mataram nesta quinta-feira no Paquistão dez militantes islâmicos, incluindo um dos líderes do grupo Haqqani, ligado à rede terrorista Al-Qaeda. Em um primeiro ataque, quatro rebeldes morreram na explosão de dois mísseis lançados por um avião não tripulado americano (drone) contra o vilarejo de Dandey Darpakhel, sete quilômetros ao norte de Miranshah, a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mísseis americanos mataram nesta quinta-feira no Paquistão dez militantes islâmicos, incluindo um dos líderes do grupo Haqqani, ligado à rede terrorista Al-Qaeda.
Em um primeiro ataque, quatro rebeldes morreram na explosão de dois mísseis lançados por um avião não tripulado americano (drone) contra o vilarejo de Dandey Darpakhel, sete quilômetros ao norte de Miranshah, a principal cidade do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão.
“O avião americano disparou dois mísseis. Quatro militantes morreram no ataque”, declarou à AFP uma fonte dos serviços de segurança que pediu anonimato. “Jamil Haqqani, um importante líder da rede Haqqani, era o alvo do ataque e morreu”.
Um agente de inteligência paquistanês confirmou a versão e disse que Jamil trabalhava como coordenador da rede Haqqani no Waziristão do Norte, base dos ataques dos talibãs e dos militantes da Al-Qaeda contra as tropas americanas no Afeganistão.
Segundo o agente, os outros três mortos no ataque também eram combatentes da Haqqani.
Em Washington, um alto funcionário que pediu para não ser identificado confirmou que “Janbaz Zadran, chamado Jamil, foi morto hoje no Waziristão do Norte”.
“Janbaz desempenhava um papel central na assistência à rede Haqqani para atacar alvos americanos e da coalizão em Cabul e no sudeste do Afeganistão”.
Um segundo bombardeio com avião sem piloto americano matou seis “rebeldes” em Birmal, no distrito vizinho do Waziristão do Sul.
“Um avião não tripulado americano disparou três mísseis, matando seis guerrilheiros”, declarou uma fonte dos serviços de segurança.
Os bombardeios com drones são a principal arma dos Estados Unidos contra os rebeldes talibãs afegãos e seus aliados da Al-Qaeda em suas bases de retaguarda das zonas tribais paquistanesas, onde os americanos os acusam também de tramar atentados no Ocidente.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Terceiro envolvido em assassinato é preso em Corumbá
No dia do crime, policias militares prenderam duas mulheres envolvidas
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.