Economista da UFRJ acredita que apagão resultou de falha técnica
O apagão registrado na última madrugada em alguns estados do Nordeste resultou de falha técnica e, não, humana, na avaliação do coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro. Para ele, o episódio está atrelado à complexidade e à dimensão do sistema elétrico […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O apagão registrado na última madrugada em alguns estados do Nordeste resultou de falha técnica e, não, humana, na avaliação do coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro.
Para ele, o episódio está atrelado à complexidade e à dimensão do sistema elétrico nacional e, diante disso, é possível que não se repita. “Não vai se repetir. Isso reflete a complexidade e a dimensão do setor de transmissão elétrico brasileiro. E a hora em que ele ocorreu indica claramente que é um problema técnico, porque é uma hora em que a demanda está diminuindo gradativamente”.
O especialista disse que a ocorrência não pode ser chamada de apagão em função do horário em que foi registrada. Castro descartou a possibilidade de que ocorra problema semelhante durante a Copa do Mundo de 2014 ou as Olimpíadas de 2016. “Não é apagão. Aconteceu às 23 horas. Isso é hora que não tem problema”.
Segundo Castro, não houve pressão de demanda e, além disso, o fornecimento de energia foi retomado menos de quatro horas depois para os 4 milhões de pessoas afetados na região.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Após divórcio, ex-BBB Diego Grossi admite luta contra vício: “Fiquei preso”
Ex-BBB Diego Grossi abriu o coração e deu detalhes de sua luta contra um vício; notícia veio à tona logo após Franciele anunciar o divórcio
Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Decoração exuberante chama atenção em residência do casal Elizabeth e Júlio, no bairro Santo Antônio
Precisa de emprego? Funsat tem 2,1 mil vagas nesta quinta-feira
Cerca de 291 empresas de Campo Grande estão com seleção abertas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.