Dourados terá ação para o Dia Mundial sem Tabaco

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, das 8h às 12h, uma ação educativa na Praça Antônio João sobre o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio. Fernanda Torraca, integrante do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), disse que além de alertar as pessoas sobre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, das 8h às 12h, uma ação educativa na Praça Antônio João sobre o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio.

Fernanda Torraca, integrante do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), disse que além de alertar as pessoas sobre a necessidade de parar de fumar, os integrantes do programa vão esclarecer a população sobre os grupos de tratamento existentes no município. A pessoa que deseja parar de fumar, pode procurar um desses grupos a qualquer momento.

Os grupos atendem nas unidades básicas de saúde da Seleta, no Jardim Flórida, na unidade do Jardim Santo André e na Vila Rosa. Nestes locais, segundo Fernanda, as pessoas têm acompanhamento com psicólogo, fisioterapeuta, médicos e nutricionista. O tratamento dura aproximadamente três meses.

DIA MUNDIAL

No mundo, morrem mais de quatro milhões de pessoas por ano por doenças relacionadas ao cigarro. Mesmo com todas as campanhas, que incluem a impressão de fotos chocantes de pessoas doentes nas embalagens de cigarro, o consumo não diminui.

Pelo contrário, esse vício está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente de jovens e mulheres, que antes não fumavam tanto. Aliado a outros hábitos, o cigarro tem favorecido o desenvolvimento de alguns tipos de tumores, entre eles de pulmão, que geralmente é muito agressivo.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), já divulgou pesquisas que comprovam que a relação entre o consumo do cigarro e o desenvolvimento de câncer de pulmão chega a 90% dos casos.

Além disso, pessoas fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes, têm menor resistência física, menos fôlego, pior desempenho nos esportes, envelhecem mais rapidamente e apresentam um aspecto físico menos atraente, pois ficam com os dentes amarelados, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo. Isso sem contar que o consumo de cigarro leva ao organismo mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono, que é o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis.

Além desse ainda tem o alcatrão, agrotóxicos e substâncias radioativas, que propiciam o desenvolvimento de câncer de pulmão, bexiga, boca, laringe e pâncreas, além de causar outros problemas, tais como a hipertensão arterial, infarto, derrames cerebrais, bronquite crônica, enfisema e úlcera gástrica.

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o assunto e diminuir o consumo de cigarro, várias ações são realizadas. Uma delas é o ‘Dia Mundial sem o Tabaco’, realizado em 31 de maio em todo o mundo, e que movimenta todos os países em busca de mais saúde para a população.

Conteúdos relacionados