Pular para o conteúdo
Geral

Dourados duplicou perímetro urbano e subiu IPTU para combater especulação imobiliária

Especulação Imobiliária em Dourados: Terreno de esquina em frente a supermercado e condomínio de classe média na Rua Cuiabá. Apenas 'outdoors' ocupam a área
Arquivo -

Especulação Imobiliária em : Terreno de esquina em frente a supermercado e condomínio de classe média na Rua . Apenas ‘outdoors’ ocupam a área

O aumento do perímetro urbano de Dourados, de 86 km² para 205 km², e a implantação do IPTU progressivo estão gerando um grande debate. De um lado o executivo do município afirma que as medidas servirão para diminuir a especulação imobiliária e aumentar a arrecadação.

De outro, sociedade civil organizada e setores do poder legislativo municipal, que buscam debater melhor os temas para que nenhuma atitude precipitada seja tomada.

As medidas foram propostas pelo executivo. No caso do IPTU progressivo, que já foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Dourados, a polêmica é menor entre os políticos, mas não deixa de ser para a sociedade. Principalmente para os donos dos terrenos.

Cerca de 16 km² da atual área urbana do município estão desocupadas. Segundo o poder executivo, servindo para especulação imobiliária.

Com a adequação da LOM – Lei Orgânica do Município – Dourados passará a cobrar alíquotas que aumentam gradativamente em 1,5% do valor venal do terreno, até chegar a 15% depois de cinco anos. Os donos de terrenos têm um ano a partir da data da publicação da nova LOM para mandar projetos de construção para a prefeitura e mais um ano para construir. A partir de então a prefeitura passaria a cobrar o IPTU progressivo.

Houve aumento no piso da alíquota, que passou de 0,5% para 1,5%. O objetivo é diminuir também os vazios no perímetro urbano de Dourados, que chegam a 20%.

Porém a outra medida adotada pelo executivo e encaminhada ao legislativo municipal de aumentar a área urbana pode gerar reflexo contrário sobre a especulação imobiliária. “Acontece que tantos os terrenos urbanos quanto os rurais do entorno da área urbana são de três ou quarto famílias“, diz corretor de venda de imóveis de Dourados

Na opinião do corretor, os loteamentos que decorreram do aumento do perímetro urbano podem tornar os terrenos urbanos ainda mais caros. Para o corretor, sendo os terrenos dos mesmos donos, a especulação continuará a mesma.

Mas o secretário de Planejamento do Município, Antônio Nogueira, tem outra teoria: “A tendência é terem mais terrenos disponíveis para a construção e mais imóveis no mercado, com isso aqueles terrenos que faziam pressão inflacionária têm um efeito contrário, com a intenção é que eles baixem de preço mais para frente”.

Para o vereador presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Vereadores, o bancário Elias Ishy, “se vai haver favorecimento de três ou quatro famílias, ou não, é do mercado. O que temos de discutir é a real necessidade do aumento do perímetro urbano e seu impacto sobre o meio ambiente e sobre os cofres do município”.

O vereador que foi favorável ao IPTU progressivo, acredita que o município deva fazer uma audiência pública para discutir o assunto. “Assim como fizemos com o asfalto comunitário, o aumento do perímetro urbano deve ser discutido com os munícipes”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é baleado seis vezes ao parar caminhonete em milharal em Bandeirantes

Bradley Cooper é confirmado em “Superman”, novo filme da DC

Em estilo de massinha, curta produzido em MS acompanha os desafios da vida em liberdade das araras-canindés

Incêndio destrói casa e família pede ajuda para recomeçar na Capital

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Pane no Ifood? Usuários de Android relatam instabilidade no aplicativo em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Termina na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Vagas são para Campo Grande e outras 17 cidades

Esportes

Inter de Milão sofre, mas vira sobre Urawa Reds no Mundial de Clubes nos acréscimos

Tradicional equipe na elite do futebol, a Inter de Milão protagoniza uma temporada decepcionante

Cotidiano

Consulta ao segundo lote do imposto de renda será aberta nesta segunda-feira

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo

Cotidiano

Após três dias, grupo faz acordo com Emha e desmonta barracos no Tijuca, em Campo Grande

Famílias chegaram ao local na sexta-feira