Dourados define ações para combater a dengue no verão

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados prepara as ações de combate à dengue através do projeto “Horário de verão sem dengue”. As atividades começam neste mês e seguem até fevereiro do ano que vem, e devem conscientizar e envolver a população sobre a necessidade de atuar constantemente no controle e prevenção da doença. A […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados prepara as ações de combate à dengue através do projeto “Horário de verão sem dengue”. As atividades começam neste mês e seguem até fevereiro do ano que vem, e devem conscientizar e envolver a população sobre a necessidade de atuar constantemente no controle e prevenção da doença. A preocupação é alertar para evitar a entrada do tipo 4 da doença.

Além de eliminar possíveis criadouros ou focos do mosquito, a campanha vai complementar as atividades de rotina da Secretaria de Saúde, com trabalho integrado entre os órgãos de Vigilância em Saúde. “Hoje é possível notificar um caso da doença e, no mesmo dia, o CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] receber essa notificação e quase que imediatamente desencadear ações de bloqueio”, afirma o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes.

As ações previstas incluem identificação dos locais de maior infestação vetorial e direcionamento das ações para o início do ciclo, integrando atuação do Lira (Levantamento de Índice Rápido de Aedes) com visitas domiciliares, atividades de bloqueio, fiscalizações da Lei da Dengue, mutirões, fiscalizações zoosanitárias, educação em saúde e visitas a imobiliárias.

Vão atuar no combate à dengue, além da Secretaria de Saúde com o Departamento de Vigilância em Saúde e o CCZ, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o Comitê municipal de Combate à Dengue e instituições voluntárias. O trabalho vai contar com o apoio de diversos setores da sociedade, como Rotary Club, Maçonaria, universidades, usinas, Exército, entre outros.

Serão disponibilizados oito motos, cinco carros pequenos, duas Kombi do CCZ, um caminhão, 84 agentes de controle de vetores, oito supervisores de área e três supervisores gerais.

Programação

A programação segue nesta sexta-feira (14), com mutirão no Conjunto Estrela Verá. No dia 15 será na Picadinha, Serrito e Altos da Lagoa. Será realizado nos dias 17 e 18, no 28º Batalhão Logístico, um seminário voltado para a saúde do homem.

No dias 20 e 21 os setores da saúde participam do Fórum Regional de Vigilância em Saúde. Também no dia 21 acontece o mutirão na Vila Industrial. A ação de combate à dengue no Parque das Nações II vai ser promovida no sábado, dia 22. No dia 24 será inaugurado o Comitê Municipal de Combate à Dengue.

Dias 25 e 26, a prefeitura desenvolve atividades educativas na Escola Municipal Januário Pereira de Araújo, onde serão feitas exposição de maquetes, apresentações educativas, filmes, palestras de prevenção à dengue e demais zoonoses. Uma ação compartilhada da Vigilância em Saúde será organizada no Parque do Lago, dia 27.

O dia “D” de vacinação anti-rábica, realizado nacionalmente, acontece dia 29, nas unidades de saúde e com apoio do CCZ e núcleos de vigilância.

No dia 3 de novembro a ação compartilhada atende moradores do Jardim Carisma, dia 4 no Jardim Ouro Verde, dia 5 na Chácara dos Caiuás e 11 no Jardim Santo André.

Atividades educativas serão organizadas na Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, com exposição maquetes, filmes e palestras de prevenção à dengue e demais zoonoses, nos dias 8 e 9.

O dia “D” da campanha de combate à dengue será em 12 de novembro, com atividades de orientação e mobilização social para a prevenção, com participação do Comitê Municipal de Combate à Dengue, Exército, segmentos da sociedade civil.

Outras ações já estão programadas para novembro a fevereiro, além das atividades de rotina.

Com informações da assessoria

Conteúdos relacionados