Detran e PRF premiam vencedores do Festival Temático de Trânsito

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) premiaram na manhã de quinta-feira (27), os vencedores do II Fetran (Festival Temático de Trânsito de Mato Grosso do Sul). A premiação do festival temático aconteceu no Sest/Senat, em Campo Grande. Durante a premiação, a emoção tomou conta de alunos e professores finalistas. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) premiaram na manhã de quinta-feira (27), os vencedores do II Fetran (Festival Temático de Trânsito de Mato Grosso do Sul). A premiação do festival temático aconteceu no Sest/Senat, em Campo Grande.

Durante a premiação, a emoção tomou conta de alunos e professores finalistas. Na categoria Infantil, a Escola Municipal Sulivan Silvestre, de Campo Grande, foi a vencedora com a peça “Trânsito Legal não é sonho, é vida real”.

Na categoria Infanto-Juvenil, o Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação) surpreendeu levando o prêmio máximo. A peça “Trânsito Surdo”, contou com a inspiração do ator Charles Chaplin. “Os alunos assistiram vídeos do Chaplin para ganharem mais desenvoltura nas apresentações”, explicou a diretora da peça, professora Nayandre Loubet.

Já na categoria Juvenil, uma escola do interior do estado levou a melhor. O Instituto de Mato Grosso do Sul, de Nova Andradina, venceu com a peça “A melhor companhia”.

Os prêmios fizeram a alegria das crianças, dos professores e das escolas participantes. Os alunos/atores das escolas campeãs ganharam um Play Station 3. Já os professores responsáveis pelas peças vencedoras receberam um Notebook. As escolas campeãs receberam Troféu e um Projetor de Multimídia. Os 2º e 3º lugares, além de Troféus, ganharam televisão de Led de 32 polegadas e Kit Esportivo, respectivamente. Os alunos/atores e professores das escolas que ficaram em 2º e 3º lugares receberam como prêmio uma Máquina Fotográfica Digital e Bicicleta.

O Fetran premiou ainda o melhor ator e atriz, melhor texto, melhor figurinista e melhor cenógrafo. Os vencedores receberam como prêmio, Máquinas Fotográficas. Houve ainda o sorteio de camisetas e kits esportivos para a melhor torcida.

O festival tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e criar condições para refletir sobre os valores e comportamentos de cada um, em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres. “O festival vem crescendo e a qualidade das peças também. Isso mostra o empenho e a dedicação dos alunos, professores, toda a escola, em discutir e refletir sobre o trânsito”, afirmou a diretora de Educação e Habilitação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix, que representou o diretor-presidente Carlos Henrique Santos Pereira e o governador do Estado André Puccinelli.

Em 2010, 39 estabelecimentos se inscreveram no Fetran, este ano foram 56 escolas, das quais saíram 12 finalistas. E a estimativa é que no próximo ano o número de participantes possa ultrapassar mais de 100 escolas.

Conteúdos relacionados