Deputado pede ao Itamaraty Plano Estratégico de combate às drogas
O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) defendeu a participação do Ministério das Relações Exteriores na execução do Plano Estratégico de Fronteira, cujos resultados serão apresentados nesta quinta feira (11), em Campo Grande, para autoridades locais e para um grupo de parlamentares da Comissão Especial de Combate ao Crack. Para ele, é necessária a utilização da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) defendeu a participação do Ministério das Relações Exteriores na execução do Plano Estratégico de Fronteira, cujos resultados serão apresentados nesta quinta feira (11), em Campo Grande, para autoridades locais e para um grupo de parlamentares da Comissão Especial de Combate ao Crack.
Para ele, é necessária a utilização da diplomacia parlamentar nas relações com a Bolívia, Paraguai, Peru e Colômbia, na busca de resultados mais eficazes na luta contra o tráfico. Durante audiência pública na Comissão Especial de Combate ao Crack, Mandetta argumentou com a secretária nacional de Politicas sobre Drogas, Dra. Paulina Duarte, sobre a necessidade do Itamaraty incluir em sua agenda um enfrentamento mais completo com relação às drogas.
O parlamentar lembra que o Brasil possui vários tratados com os países que fazem fronteira na América do Sul. Com a Bolívia, existem tratados para a transferência de vacinas e experiência educacionais, enquanto com o Paraguai, há menos de 45 dias foi assinado o reajuste do preço da energia proveniente de Itaipu. “Fazemos isso para ajudar economicamente os dois países que são os maiores produtores de cocaína e maconha do mundo, e não pedimos nenhuma contrapartida na questão do combate às drogas” reclamam.
Indicado para integrar o Parlamento do Mercosul, o Parlasul, o deputado democrata vai articular a formação de um grupo com parlamentares dos países membros do bloco sul-americano, para debater especificamente o combate às drogas.
Nesta quinta feira (11), na sede do Comando Militar do Oeste, um grupo de parlamentares de MS discutem com autoridades locais, a questão do tráfico na região. O Plano Estratégico de Fronteiras, que pretende combater o crime e cuidar os mais de 16 mil quilômetros de fronteiras brasileiras, é coordenado pelos Ministérios da Justiça e Defesa, e contará com apoio das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Força Nacional de Segurança Pública.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
CCJ da Câmara aprova projeto que permite dono de terra usar força própria para expulsar invasor
O placar terminou com 39 votos favoráveis ante 15 contra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.