Campo Grande sedia encontro para discutir produção de sementes de pastagens

Campo Grande vai sediar o segundo Workshop de Sementes de Forrageiras Tropicais nos próximos dias 3 e 4 de novembro, na sede da Embrapa Gado de Corte, localizada no KM 4 da BR 262. Assim como o primeiro evento realizado no mês de agosto, que reuniu mais de 100 participantes, a equipe organizadora espera atender […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Campo Grande vai sediar o segundo Workshop de Sementes de Forrageiras Tropicais nos próximos dias 3 e 4 de novembro, na sede da Embrapa Gado de Corte, localizada no KM 4 da BR 262.

Assim como o primeiro evento realizado no mês de agosto, que reuniu mais de 100 participantes, a equipe organizadora espera atender um público semelhante, com forte participação da iniciativa privada, em especial técnicos de campo e laboratório, além de empresários do setor de sementes, profissionais da área de fiscalização e pesquisadores.

O evento é promovido pela Associação de Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul (Aprossul), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul (SFA-MS/Mapa).

Voltado para técnicos, produtores, cooperados e colaboradores do setor produtivo e de comercialização de sementes forrageiras tropicais, o workshop está dividido em duas partes. A primeira, abrange o registro de campo à colheita de sementes de forrageiras e seus aspectos normativos e, a segunda, a produção de sementes de Braquiaria humidicola – problemas e possíveis soluções. Na pauta de trabalho estão apresentações seguidas de debates e discussões com experientes especialistas da área.

Entre os assuntos destacam-se as normas para produção de sementes, inclusive para uso próprio, responsabilidade técnica, certificação, padrões de campos de sementes, vistorias, colheita e aspectos normativos divergentes.

No segundo dia de evento, as apresentações e discussões serão sobre Braquiaria humidicola, uma das pastagens mais utilizadas pelos pecuaristas. Serão abordados aspectos de produção de sementes dessa espécie e seus problemas, bem como as possíveis soluções técnicas e normativas.

Ainda, haverá apresentação de uma nova tecnologia da Embrapa Gado de Corte: a Rede Virtual de Forrageiras Tropicais – um portal recém-lançado destinado à divulgação e troca de informações com vistas a propiciar interações sobre as forrageiras lançadas pela Embrapa Gado de Corte.

A realização deste segundo Workshop fecha um ciclo de apresentações e discussões que culminará com um resumo dos tópicos debatidos nesta etapa e na anterior, quando se discutiu os aspectos normativos das fases que abrangem do beneficiamento até a comercialização das sementes.

O programa completo do Workshop de Sementes Forrageiras Tropicais e outras informações estão na página da Embrapa Gado de Corte, endereço: www.cnpgc.embrapa.br.

As inscrições devem ser feitas na Aprossul, que fica na Rua Cayova, 1161, telefones (67) 3341-2770 e 3341-1644, em Campo Grande, MS, e os valores são: R$90 para associados da Aprossul e R$ 120 para não sócios. A carga horária é de 16 horas.

Conteúdos relacionados