Câmara de Corumbá abre ano legislativo sem posse de suplentes

Com dez vereadores em plenário, a Câmara Municipal de Corumbá abriu o ano legislativo na noite desta terça-feira, 15 de fevereiro. A sessão solene durou pouco mais de 50 minutos e marcou a posse do vereador Evander Vendramini na presidência e da mesa diretora para o biênio final (2011-2012) da 59ª legislatura. O secretário Municipal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com dez vereadores em plenário, a Câmara Municipal de Corumbá abriu o ano legislativo na noite desta terça-feira, 15 de fevereiro. A sessão solene durou pouco mais de 50 minutos e marcou a posse do vereador Evander Vendramini na presidência e da mesa diretora para o biênio final (2011-2012) da 59ª legislatura. O secretário Municipal de Finanças e Administração, Daniel Martins Costa, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que por causa de uma virose não pôde participar da cerimônia.

Num rápido discurso, o novo presidente destacou que o Legislativo corumbaense será “sempre parceiro” do Executivo Municipal na busca de ações que permitam à população viver numa “Corumbá melhor”. Ele ressaltou que a Câmara manterá a postura independente e fiscalizadora – atribuições garantidas constitucionalmente – mas, quer ser “parceira e não empecilho” para o Município.

A este Diário, o presidente Evander Vendramini disse que a pauta de prioridades do Legislativo será definida numa reunião dos parlamentares, prevista para esta quarta-feira, dia 16, mas antecipou que pesca; saúde e turismo deverão merecer atenção especial. “Nessa reunião com os vereadores vamos definir as Comissões – parlamentares – e pontuar alguns projetos que vamos trabalhar este ano, como as questões relacionadas a pesca, turismo, saúde e mais uma série de ações que precisam ser feitas de uma forma planejada. Vamos elaborar uma pauta de prioridades”, afirmou.

Vendramini disse que inicialmente as sessões ordinárias continuam no horário habitual, segunda e terça pela manhã. “Qualquer mudança passa por deliberação do plenário. Se alguém apresentar alguma proposta de mudança, ela precisa ser aprovada pelo plenário. Na segunda-feira, dia 21, a sessão é pela manhã às 08 horas”, informou.

O presidente adiantou ao Diário que a posse dos quatro suplentes no cargo de vereador – elevando de onze para 15 o total de parlamentares no Legislativo local – só se dará por força da lei. “Só uma determinação judicial vai nos fazer promover qualquer alteração. Fora isso, permanecem os 11”, declarou.

Representando o prefeito Ruiter Cunha, o secretário Daniel Costa afirmou, na cerimônia, que a Administração Municipal está “à disposição da Casa para responder a seus questionamentos” e pronta para, numa parceria entre os Poderes, trabalhar para “encontrar as soluções para os problemas da nossa cidade. É fundamental essa visão direcionada em prol de Corumbá”, argumentou.

Composição da mesa

Além do presidente Evander Vendramini, a mesa diretora da Câmara é composta pelos vereadores Dirceu Miguéis (1º vice-presidente); Marcos Martins (2º vice-presidente); Rufo Vinagre (1º secretário) e Marcelo Iunes (2º secretário).

Conteúdos relacionados