Brasil não tinha só um time nas quartas desde 1994

A noite desta quarta-feira foi trágica para o futebol brasileiro. Com quatro times derrotados e eliminados da Copa Libertadores da América, o país terá apenas o Santos como seu representante nas quartas de final da competição, algo que não acontecia desde 1994, quando o São Paulo era o representante nacional na competição. Além disto, a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A noite desta quarta-feira foi trágica para o futebol brasileiro. Com quatro times derrotados e eliminados da Copa Libertadores da América, o país terá apenas o Santos como seu representante nas quartas de final da competição, algo que não acontecia desde 1994, quando o São Paulo era o representante nacional na competição.

Além disto, a noite do dia 4 de maio de 2011 ficará marcada como o único dia em que quatro brasileiros falharam ao tentar passar de fase e caíram na Copa Libertadores. Desde que o Brasil começou a ter mais times na competição, até 2000 tinha apenas dois, jamais havia tido tantos eliminados em apenas um dia. No total, cinco brasileiros já caíram fora da competição, já que o Corinthians foi eliminado pelo Deportes Tolima fase inicial.

Nesta quarta, o Cruzeiro saiu derrotado em seu duelo com o Once Caldas por 2 a 0, o Grêmio perdeu para a Universidad Católica por 1 a 0, o Fluminense caiu para o Libertad por 3 a 0 e o Inter sofreu a virada e perdeu para o Peñarol por 2 a 1.

O Brasil, inclusive, vinha em uma grande fase na competição das Américas. O único dos quatro clubes eliminados que havia perdido o primeiro jogo foi o Grêmio, enquanto os outros três vinham em vantagem ou pelo menos com um empate (caso do Inter) para a partida de volta.

Nos últimos anos, as campanhas dos clubes brasileiros na Libertadores vinham sendo muito boas. Desde 2005 o Brasil tem pelo menos dois clubes nas semifinais da competição, tendo chegado à final em todos os anos e, em dois deles, inclusive, com dois clubes. Nesta temporada, o único que pode fazer isto é o Santos.

Caso o Santos caia para o Once Caldas, na próxima fase, o Brasil terá sua pior campanha em Libertadores desde 1992. Desde o ano em que o São Paulo ganhou o primeiro de seus títulos, o país consegue classificar pelo menos um de seus participantes às semifinais.

Conteúdos relacionados