Bombeiros de Corumbá participam de simulados sobre atendimento com produtos perigosos

O 3º Grupamento do Corpo Bombeiros em Corumbá realizará essa semana vários simulados sobre intervenções em ocorrências envolvendo produtos perigosos. Foram criadas situações reais dos riscos como vazamentos, inalações, incêndio e possibilidade de explosões causadas por acidentes envolvendo o Gás Acetileno. Segundo o responsável pelo simulado, tenente Fábio Pereira de Lima, as oc…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O 3º Grupamento do Corpo Bombeiros em Corumbá realizará essa semana vários simulados sobre intervenções em ocorrências envolvendo produtos perigosos. Foram criadas situações reais dos riscos como vazamentos, inalações, incêndio e possibilidade de explosões causadas por acidentes envolvendo o Gás Acetileno.

Segundo o responsável pelo simulado, tenente Fábio Pereira de Lima, as ocorrências que envolvem produtos perigosos exigem atuação rápida e precisa de aplicação de normas de segurança nos atendimentos, “devido ao gás acetileno ser inflamável podendo formar misturas explosivas o que aumenta o risco em um combate em incêndio nos cilindros”.

O gás acetileno é asfixiante e concentrações moderadas podem causar dor de cabeça, sonolência, vertigem, náusea, vômito, excesso de salivação e inconsciência. “O vapor liberado pelo líquido pode também causar a falta de coordenação e dores abdominais”, explica o tenente.

No atendimento em situações de combate a incêndio é necessário o uso de equipamento autônomo de respiração e roupa de proteção completa. Antes de entrar nas áreas, especialmente confinadas, o local deve ser verificado com equipamento para aferir a quantidade de oxigênio chamado explosímetro.

Conteúdos relacionados