Bombeiros afirmam que 8 casas pegaram fogo a cada semana de 2010 em MS

Foram 522 incêndios registrados no ano passado; e o levantamento dos primeiros 17 dias deste ano indica que 19 casas pegaram fogo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foram 522 incêndios registrados no ano passado; e o levantamento dos primeiros 17 dias deste ano indica que 19 casas pegaram fogo

O Corpo de Bombeiros foi acionado para combate de incêndios em residências 522 vezes no ano passado. Em 2011, se continuar no ritimo atual, o número deve ser superado.

No mês de janeiro de 2010 foram 19 casos. Até a tarde desta segunda-feira, a corporação já registrou 18 chamados. Ou seja: em 17 dias quase o mesmo número de um mês inteiro.

Entre as causas de incêndios, o Corpo de Bombeiros atendeu casos por conta de curto circuitos, panelas esquecidas com fogão acesso, estouro de panela de pressão e também problemas com botijões de gás.

O tenente coronel De Paula, orienta aos moradores para que fiquem atentos quanto as prováveis causas de incêndios como, por exemplo, vertificar a fiação das casas, mesmo a residência sendo nova, pois em alguns casos os construtores colocam fiação mínima e isto com constante uso pode provocar curto circuito.

Não sobrecarregar tomadas com vários utensílios ligados. Cuidado ao utilizar velas, onde é aconselhável colocar em um prato grande, pois se cair não vai atingir outros objetos. Manter materiais inflamáveis longe de focos de fogo.

Sempre verificar se os bicos reguladores do fogão estão realmente desligados. Preferencialmente desligar a chave do botijão. Nunca verificar se há vazamento no botijão com fogo; o ideal é água com sabão.

Sempre desligar o ferro elétrico ao parar de usá-lo, mesmo que temporariamente para atender um telefonema, por exemplo. Em churrasqueiras, não utilizar álcool para acender; no mercado existem várias opções de produtos para isto.

Casos recentes

Na tarde desta segunda-feira quase acontece uma tragédia no bairro Azaléia, em Campo Grande, se não fosse uma vizinha perceber fumaça saindo de uma residência ao lado da sua. Ela acionou o Corpo e Bombeiros e quando os militares chegaram constaram que havia uma panela no fogão acesso.

No sábado, 15, a moradora do bairro Vida Nova, em Campo Grande, perdeu tudo que tinha em casa. No momento do fogo, ela não estava. Já em Nova Andradina, no mesmo dia, uma casa de madeira foi totalmente destruída

Conteúdos relacionados