Bloqueio ao Midiamax é “inusitado”, diz professor de Jornalismo da UFMS
O coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal (UFMS), professor Gerson Luiz Martins, considerou “inusitado” o bloqueio de acesso dos funcionários públicos estaduais ao Midiamax e reprovou a medida adotada pelo governo do Estado exclusivamente para um jornal, enquanto os demais veículos de comunicação não sofrem o mesmo tipo de sanção. “Privar as pessoas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal (UFMS), professor Gerson Luiz Martins, considerou “inusitado” o bloqueio de acesso dos funcionários públicos estaduais ao Midiamax e reprovou a medida adotada pelo governo do Estado exclusivamente para um jornal, enquanto os demais veículos de comunicação não sofrem o mesmo tipo de sanção.
“Privar as pessoas do acesso à informação é algo que tem de ser condenado. Não conhecia nenhum caso nesse sentido”, declarou o professor ao comentar reportagem publicada no sábado (18). (Leia a matéria em “Notícias relacionadas”)
Gerson Luiz, que também ministra a disciplina de Ética e Legislação em Jornalismo, reprovou qualquer tipo de restrição à imprensa e lembrou que há diversas formas de censura, como a econômica. “Se um veículo tem divergência política com uma administração, por exemplo, os anúncios publicitários são cortados para aquele jornal. Infelizmente isso deixa muitos veículos na dependência dos órgãos públicos”, disse.
O professor reconhece que a Internet em locais públicos precisa ser controlada para evitar uso indevido e citou o caso da UFMS, cujo departamento de informática recebe reclamações com frequência. “As pessoas pensam que a Internet é anônima, quando na verdade não é. Às vezes usam-se computadores da universidade para baixar programas ou músicas que são protegidas por copyright, e isso é pirataria”.
Mas Gerson pondera que, no caso da divulgação de notícias, se alguém se sentir ofendido deveria procurar a justiça comum. “Temos a Constituição Federal e os códigos Civil e Penal que garantem direitos a todos”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.