Banda larga atinge 36,1 milhões de acessos no Brasil em janeiro

Os acessos em banda larga no país somaram 36,1 milhões em janeiro deste ano, o que representa um crescimento de 53% em relação a janeiro de 2010, informou hoje o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). Nos últimos 12 meses as operadoras de telefonia registraram a adesão […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os acessos em banda larga no país somaram 36,1 milhões em janeiro deste ano, o que representa um crescimento de 53% em relação a janeiro de 2010, informou hoje o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Nos últimos 12 meses as operadoras de telefonia registraram a adesão de 12,4 milhões de novos acessos sendo, em média, 24 novas instalações por minuto. Somente na banda larga móvel – que inclui modems de conexão à internet móvel e aparelhos de terceira geração (3G), como os smartphones – o avanço foi de 85%.

Em janeiro deste ano, a cobertura da rede de acesso móvel à internet chegou a 88% dos municípios brasileiros (4.897 cidades), que concentram 185 milhões de habitantes (96% da população), informa a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

A presença de pelo menos duas prestadoras de serviços de acesso em banda larga é verificada em 1.551 municípios, sendo 1.035 com menos de 50 mil habitantes.

O sindicato que representa a as operadoras de telecomunicações, nota que a expansão da cobertura das redes de banda larga “tem sido vertiginosa, mesmo com a pesada carga tributária, que varia de 43% a 63% sobre o preço dos serviços e é recolhida diretamente aos cofres públicos, onerando o cidadão”.

Conteúdos relacionados