Avanço da inflação eleva patamar de famílias endividadas em fevereiro

O avanço da inflação no início deste ano ajudou a elevar o patamar de famílias endividadas em fevereiro, na avaliação do economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Bruno Fernandes. Hoje (22), a CNC divulgou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de fevereiro, que ouviu 17.800 consumidores no País – sendo que 65,3% […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O avanço da inflação no início deste ano ajudou a elevar o patamar de famílias endividadas em fevereiro, na avaliação do economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Bruno Fernandes.

Hoje (22), a CNC divulgou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de fevereiro, que ouviu 17.800 consumidores no País – sendo que 65,3% declararam-se endividados, o maior patamar da série da pesquisa, iniciada em janeiro de 2010.

Fernandes explicou que o cenário de preços altos ajudou a elevar o custo de material escolar e de mensalidades escolares, cujas despesas são realizadas no início do ano letivo, e têm preços ajustados com base na inflação. Com os preços mais caros, isso acabou elevando o nível de endividamento do consumidor, que tem mais dificuldade de efetuar as compras. Além disso, ele lembrou que o valor do IPVA, também pago normalmente no início do ano, depende do valor do carro, que também ficou mais caro em 2011.

Outro ponto destacado pelo especialista foi fato de que o consumidor brasileiro ainda carrega um patamar de dívidas muito elevado, referente ao ano passado. Ele lembrou que o ano de 2010 mostrou o comércio extremamente aquecido, com o varejo apresentando o melhor desempenho desde 2001 – e as compras a prazo contribuíram muito para o resultado do ano passado. “O consumidor ainda tem muitas dívidas relacionadas ao ano passado, e ainda ‘carrega’ isso este ano”, afirmou.

Conteúdos relacionados