UFMS adere ao sistema de seleção unificada do MEC e Enem é obrigatório para ingresso; reitora anuncia 600 novas vagas

UFMS adere ao sistema de seleção unificada do MEC e Enem é obrigatório para ingresso; reitora anuncia 600 novas vagas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

UFMS adere ao sistema de seleção unificada do MEC e Enem é obrigatório para ingresso; reitora anuncia 600 novas vagas

As novas regras para ingresso nos cursos de graduação na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), já estavam valendo para ingresso no vestibular deste ano. É o Sistema de Seleção Unificada, Sisu.

Este sistema considera o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como meio complementar de acesso a várias universidades públicas do País. Em 2010, a UFMS aderiu integralmente à proposta do Sisu.

“Foram 23 instituições de ensino superior público que aderiram ao sistema onde os candidatos podem indicar a instituição e curso em qualquer lugar do País onde tenha um campus que também use o sistema”, explicou a reitora da UFMS, Célia Maria da Silva Oliveira.

Ela considera o sistema como um meio de democratização da educação superior no Brasil. “Esse sistema aumentou a procura, pois deu visibilidade nacional para a UFMS e alunos de várias partes do país se inscreveram para a UFMS, mas vamos ter o número exato somente após as matrículas”, explicou.

A reitora lembrou que para participar do Sisu, é necessário que o aluno faça o Enem. “Ele é necessário para que o postulante possa ter a opção de escolha de cursos variados e em várias instituições”.

As inscrições para o Enem iniciaram ontem e podem ser feitas até o dia 9 de julho, no site www.enem.inep.gov.br.

Expansão

Participando do programa de expansão Reestruturação e expansão das universidades, o Reuni, a UFMS deve ampliar o número de vagas disponíveis na instituição. Serão 600 novas vagas. Além dos cursos oferecidos, há o planejamento para abertura de novos cursos. O projeto que teve início em 2007 tem previsão de recursos de R$ 42 milhões até 2011.

“Até 2011 teremos num total de 5006 vagas, e só na área de engenharia são 200. Com o Programa de aceleração do crescimento [PAC], ficou clara a necessidade de formação de novos engenheiros para impulsionar o crescimento do nosso país”, explicou a reitora Célia.

Outra mudança pontuada pela UFMS é que as disciplinas que antes funcionavam em sistema seriado, agora terão a matrícula em sistema de créditos. “Agora o regime de matrícula é por disciplina, pois entendemos que o sistema seriado acaba por prender o aluno e esse sistema é compatível com outras instituições brasileiras e permite que os acadêmicos possam fazer até mesmo um intercâmbio com outras universidades”, afirmou.

Com o sistema de créditos, Célia Maria acredita que o aluno terá mais possibilidades. “Ele pode fazer uma disciplina em uma UNB ou Unifesp, por exemplo,”, disse.

Exceção

Apenas para os cursos que exigem habilidades específicas – Música, Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo – o vestibular será diferenciado. As inscrições para o vestibular do curso de Música começam amanhã e vão até o dia 2/7, e podem ser feitas no endereço www.copeve.ufms.br .

Conteúdos relacionados