Túnel deve alcançar mineiros soterrados em 24 horas, diz ministro

O ministro da mineração do Chile, Laurence Goldborne, disse nesta sexta-feira que uma máquina perfuradora deve chegar “dentro de 24 horas” ao local onde 33 mineiros estão presos desde 5 de agosto, depois de um acidente em uma mina do norte do país. Segundo Goldborne, o resgate dos trabalhadores, soterrados a cerca de 700 metros […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ministro da mineração do Chile, Laurence Goldborne, disse nesta sexta-feira que uma máquina perfuradora deve chegar “dentro de 24 horas” ao local onde 33 mineiros estão presos desde 5 de agosto, depois de um acidente em uma mina do norte do país.

Segundo Goldborne, o resgate dos trabalhadores, soterrados a cerca de 700 metros de profundidade, poderia começar “em três ou oito dias, dependendo da decisão de forrar o túnel ou não”.

Antes, o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, havia dito que a operação de resgate deve começar na próxima terça-feira, dia 12 de outubro.

A máquina perfuradora T-130, conhecida como plano B para o resgate dos trabalhadores, já escavou 584 metros, de acordo com o jornal chileno La Tercera, e agora faltam apenas 40 metros para chegar ao refúgio onde os mineiros estão presos.

Quando terminar a perfuração, engenheiros vão analisar se é seguro içar os homens para a superfície e se é necessário, como planejado, forrar o túnel com um invólucro de metal – um processo que poderia levar vários dias.

Conteúdos relacionados