STF marca para quinta julgamento do habeas corpus de Arruda
O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para a próxima quinta-feira (4) o pedido de liberdade do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), preso na Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro. Neste sábado, o ministro Marco Aurélio, relator do habeas corpus, leu a nova manifestação da Procuradoria Geral da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para a próxima quinta-feira (4) o pedido de liberdade do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), preso na Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro.
Neste sábado, o ministro Marco Aurélio, relator do habeas corpus, leu a nova manifestação da Procuradoria Geral da República e encaminhou a ação para o plenário, que julgará o mérito do pedido.
No parecer, a Procuradoria defende a manutenção da prisão. Esse é o segundo parecer assinado pela subprocuradora Débora Duprat a favor da prisão de Arruda. O documento foi solicitado pelo relator, porque a defesa de Arruda apresentou novos argumentos.
Na tentativa de sensibilizar os ministros a liberarem Arruda, a defesa promete apresentar ao STF e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) uma petição formalizando o compromisso do ex-democrata em não voltar ao comando do Executivo local.
A medida é considerada uma espécie de “renúncia branca”. No mesmo dia em que o STJ determinou a prisão e consequentemente seu afastamento do cargo, Arruda enviou à Câmara Legislativa uma carta se licenciando do cargo.
Na avaliação dos advogados, o compromisso de ficar afastado do governo derruba o argumento da Justiça de que Arruda atrapalha as investigações do esquema de arrecadação e pagamento de propina, utilizado para justificar a prisão.
Na semana passada, a defesa pediu o adiamento do julgamento, que estava marcado para o dia 24.
Arruda foi preso por determinação do STJ. Ele é acusado de ter participado da tentativa de suborno do jornalista Edson dos Santos, o Sombra, uma das testemunhas do esquema de arrecadação e pagamento de propina.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão estraga e interrompe trânsito em rotatória na Via Park
Trânsito ficou interrompido no local
Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic
Consideram que os juros altos prejudicarão o emprego e a recuperação da economia
Motociclista sofre queda ao desviar de buraco e morre arrastado por carreta
O rapaz seguia em uma moto Honda CG pela Avenida
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.