Presidentes de mesa retiram urnas eletrônicas em Corumbá

A Justiça Eleitoral iniciou nesta quinta-feira, 30 de setembro, a entrega de 241 urnas eletrônicas para os presidentes de mesa de todas as seções da 7ª e 50ª zonas eleitorais de Corumbá e Ladário. A retirada do material acontece na sede do Fórum Eleitoral, na rua Duque de Caxias, lote 45, bairro Nossa Senhora de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Justiça Eleitoral iniciou nesta quinta-feira, 30 de setembro, a entrega de 241 urnas eletrônicas para os presidentes de mesa de todas as seções da 7ª e 50ª zonas eleitorais de Corumbá e Ladário. A retirada do material acontece na sede do Fórum Eleitoral, na rua Duque de Caxias, lote 45, bairro Nossa Senhora de Fátima. O material pode ser retirado até esta sexta-feira, 1º de outubro, no período das 08h às 19 horas.

Os presidentes recebem também os materiais necessários para o funcionamento das seções. São cadernos de votação; boletins; lacres; senhas para distribuição ao término do horário em caso de filas; crachás; envelopes; réguas; lápis; vale refeição para cada um dos quatro integrantes da seção (presidente; 1º e 2º mesários e secretário) e vale combustível para garantir o deslocamento do presidente de mesa com as urnas.

Depois de retirada do Cartório Eleitoral, as urnas eletrônicas passam a ser de responsabilidade do presidente de mesa. O equipamento está completamente inoperante e só funcionará no dia da eleição.

No domingo, 03 de outubro, a instalação do equipamento é feita com uma hora de antecedência para testes e emissão da zerésima (documento emitido em cada seção eleitoral indicando que não existe voto registrado. É impresso após o procedimento de inicialização da urna eletrônica). Se houver necessidade de troca de equipamento, é efetuada a mudança em tempo hábil. A votação começa às 08h e vai até 17 horas.

Trabalhando diretamente numa eleição pela 17ª vez, sendo a quarta como presidente de mesa, o comerciante Udson Nabor, disse se sentir “gratificado e honrado” por ter a oportunidade de exercer um “papel importante no processo democrático brasileiro”. Responsável por uma das seções que funcionam na Escola Maria Leite, Nabor, argumentou que sempre procura desenvolver sua função “da melhor forma possível”.

A responsabilidade de manter em casa um equipamento que vai decidir o futuro do país pelos próximos quatro anos justifica o cuidado que terá com a urna eletrônica, enquanto não chega o dia do voto. “Vai ficar trancada lá em casa, bem ao lado do meu computador”, disse a este Diário.

Pela 7ª zona eleitoral, são 40.541 eleitores cadastrados em 138 seções e 39 locais. Na 50ª são 38.903 eleitores em 123 seções de Corumbá e Ladário distribuídas em 32 locais de votação.

Ordem do voto

Este ano o eleitor começará votando para deputado estadual; na sequência o voto será para deputado federal; posteriomente para senador (1 e 2 na ordem); governador e finaliza com presidente da República.

Conteúdos relacionados