PMA realiza limpeza do rio Pardo

A polícia Militar Ambiental retomou, nesta segunda-feira, dia 15, as atividades de Educação Ambiental. Os trabalhos começaram em Ribas do Rio Pardo em Comemoração ao Aniversário de 23 anos da PMA e, também em comemoração ao dia da água (22 de março), com programação de trabalhos que se estenderão do dia 15 a 26, em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A polícia Militar Ambiental retomou, nesta segunda-feira, dia 15, as atividades de Educação Ambiental. Os trabalhos começaram em Ribas do Rio Pardo em Comemoração ao Aniversário de 23 anos da PMA e, também em comemoração ao dia da água (22 de março), com programação de trabalhos que se estenderão do dia 15 a 26, em Ribas e na Capital.

Em Ribas do Rio Pardo começaram as atividades nesta segunda-feira (15) e se encerram no domingo (21), com participação do ESTANDE de Educação Ambiental da PMA, no parque de exposição, em comemoração ao aniversário da cidade de Ribas do Rio Pardo.

Amanhã, a partir da 08h30min, equipes da PMA, pessoas da comunidade e alunos das escolas públicas e privadas de Ribas e funcionários da EDP – Energias do Brasil, estarão com cerca de 12 embarcações executando a limpeza do rio Pardo, partindo do Balneário do Córrego Mantena até a Usina do Mimoso.

Até hoje à tarde, a PMA terá atendido 1900 alunos das escolas públicas e privadas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, a empresa de energia EDP, realizando as seguintes atividades:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos
resíduos sólidos.

2.Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra
sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres.

3.Sala de vídeos ecológicos (sobre, pantanal, degradação do solo, poluição
atmosférica e da água, tráfico de animais silvestres…) Campo Grande-MS.

4.Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

5. Ciclo da Água, com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos
recursos hídricos (Ponta Porá).

6.Casa da Energia. Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, microondas etc…). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

7. Limpeza de rio – limpeza do rio Pardo (Amanhã 8h30min). Ao final de cada oficina são distribuídos folhetos educativos, fornecidos pela EDP – Energias do Brasil, relacionados a cada Tema.

A partir de segunda-feira (22), DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA começam as atividades em Campo Grande, em parceria com a EDP – Energias do Brasil, a Secretaria de Municipal de Educação e de Saúde da Capital e com os funcionários do Parque Estadual do Prosa. Às 09h00min será feita a limpeza da LAGOA ITATIAIA, com participação de alunos da rede municipal de ensino.

De terça-feira (23), até sexta-feira (26), no quartel da Polícia Militar Ambiental, aproximadamente 160 alunos por dia participarão das mesmas atividades de Educação Ambiental realizada em Ribas do Rio Pardo e mais:

1. Plantio de mudas nativas no parque das Nações Indígenas com palestras sobre Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento….

2. Visitação ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS – com palestras sobre manutenção de animais silvestres em cativeiro, tráfico e, para as crianças conhecerem os animais de nossa fauna e entenderem a importância ambiental da fauna.

3. Visitação às tendas da saúde – com palestras sobre prevenção e combate a doenças, bem como a importância do equilíbrio ambiental, na minimização das doenças. A PMA considerada extremamente proveitoso o trabalho Educacional, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora. Quartel em Campo Grande-MS, 18 de MARÇO de 2010.

Conteúdos relacionados