No ano, Ladário tem 50 casos confirmados de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 19 de julho, balanço sobre a situação da dengue em Ladário, de acordo com planilha atualizada da Secretaria de Estado da Saúde até 1º de julho. O município possui 281 notificações de dengue em 2010, dos quais 50 casos foram confirmados após exames laboratoriais em Campo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 19 de julho, balanço sobre a situação da dengue em Ladário, de acordo com planilha atualizada da Secretaria de Estado da Saúde até 1º de julho. O município possui 281 notificações de dengue em 2010, dos quais 50 casos foram confirmados após exames laboratoriais em Campo Grande. Ladário ocupa hoje a 35ª posição entre os 78 municípios do Estado, com índice 1.496 de incidências, dado resultante entre a média do número de notificações a cada 100 mil habitantes e a população do município, no caso 18.789 pessoas. Dessa forma, Ladário ocupa a faixa amarela do quadro de dengue estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde, estando portanto com “risco moderado”. No município, a dengue está sob controle e existem estratégias para combater a contaminação.
Existem outras três faixas de risco de dengue – a verde para o “risco baixo”, a laranja para o “risco alto”, e a faixa vermelha para o “risco muito alto”. Campo Grande está na faixa vermelha, de “risco muito alto”, com 39.168 notificações e incidência de 5.187. Em penúltimo lugar, nesta mesma faixa vermelha, está Jardim, com 1.604 notificações (população de 24.172) e incidência de 6.636; e em último lugar Angélica, com 497 notificações para uma população de 7.466 e incidência de 6.657. Corumbá está na faixa amarela, como Ladário, e ocupa hoje a 37ª posição, com 1.750 notificações (para uma população de 99.475) e incidência de 1.759.
Diante do recente alarmismo feito por setores desinformados que tratam notificações (281) como número de casos confirmados, o secretario municipal de Saúde, Cleber Colleone, esclareceu: “Notificações resultam de pessoas que se apresentam com sintomas da doença, mas a confirmação ou não do caso só se verifica por meio de exame específico, e Ladário conta hoje com 50 casos confirmados no ano”.
Cleber Colleone lembrou ainda que as planilhas deixadas pela administração passada para notificações e casos de dengue em Ladário estavam zeradas, ou seja, os dados simplesmente não eram coletados. O controle de notificações, casos e incidências só passou a ser feito em 2010, quando assumiu a administração de José Antonio Assad e Faria. “E, hoje, mesmo o ladarense que dá entrada no Posto de Saúde do Hospital de Caridade em Corumbá com sintomas de dengue faz parte do nosso controle, pois é registrado pelo seu endereço, em Ladário”, afirmou o secretário. “Assim, é natural que o número de notificações tenha aumentado em Ladário. Não mascaramos dados. Notificação alta é sinal de que a Vigilância Sanitária está funcionando, que a Saúde está atenta”, acrescentou.
O secretário Cleber Colleone ressaltou ainda que Ladário tem, sim, estratégias em andamento para o combate da dengue, entre elas a limpeza de praças, calçadas e terrenos públicos; e orientação a moradores e estudantes sobre a necessidade de não acumular sujeira nos quintais; orientações, em parceria com a Gerência de Meio Ambiente, estimulando a coleta seletiva de lixo; borrifação por áreas e controle do mosquito vetor.
Por outro lado, a falha no sistema de abastecimento de água potável nos bairros por parte da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) tem forçado os moradores a estocarem água em depósitos a céu aberto, o que facilita a proliferação dos mosquitos transmissores de dengue. Esse diagnóstico foi feito em Ladário pelo consultor em dengue do Ministério de Saúde, Rivaldo Venâncio, que apontou a falha e solicitou providências ao Governo do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.