MPF obriga Hospital Evangélico de Dourados a operar paciente
Justiça acatou pedido do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) e concedeu liminar para que seja realizada cirurgia de angioplastia em uma paciente de Dourados até sexta-feira (1º). Caso a decisão não seja cumprida, o secretário municipal de saúde e o superintendente do Hospital Evangélico de Dourados poderão ser presos por crime […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Justiça acatou pedido do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) e concedeu liminar para que seja realizada cirurgia de angioplastia em uma paciente de Dourados até sexta-feira (1º). Caso a decisão não seja cumprida, o secretário municipal de saúde e o superintendente do Hospital Evangélico de Dourados poderão ser presos por crime de desobediência.
Além disso, a multa diária pelo descumprimento da ordem judicial será de no mínimo 10 mil reais. São réus na ação civil pública ajuizada pelo MPF a União Federal, Estado de Mato Grosso do Sul, Município de Dourados e Associação Beneficente Douradense (Hospital Evangélico). Todos são responsáveis pelo cumprimento da determinação da Justiça.
A paciente tem 74 anos e sofre de hipertensão arterial severa de difícil controle. Exame de cateterismo detectou estenose (entupimento) de até 99% das artérias. Caso não seja realizada uma cirurgia reparadora (angioplastia) até 1º de outubro, ela correr o risco de perder os rins.
A filha da idosa recorreu ao MPF em 21 de setembro, depois de procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) de Dourados e ser informada de que teria de aguardar uma fila de espera, sem tempo determinado para ser chamada.
O custo da angioplastia é estimado em 25 mil reais. Como a paciente não possui recursos financeiros suficientes para custear a cirurgia, o MPF encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde solicitando a viabilização do procedimento. Apesar de o Hospital Evangélico encontrar-se habilitado junto ao SUS, a Secretaria respondeu que a paciente deveria ser encaminhada para Campo Grande, pois Dourados não possuía instituição hospitalar habilitada pelo SUS para a realização da cirurgia.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.