MP considera nível de epidemia número de assassinatos em Dourados; 198 em 2009
Organização Mundial de Saúde considera como locais de epidemia aqueles nos quais os índices de homicídios, tentados ou consumados, superem 10 casos para cada grupo de 100 mil habitantes
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Organização Mundial de Saúde considera como locais de epidemia aqueles nos quais os índices de homicídios, tentados ou consumados, superem 10 casos para cada grupo de 100 mil habitantes
Dourados conta com população estimada em 190 mil habitantes e, apenas no ano de 2009, entre homicídios consumados e tentados, foram cometidos 198 novos delitos, segundo levantamento do MPE (Ministério Público Estadual).
Vale frisar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como locais de epidemia aqueles nos quais os índices de homicídios, tentados ou consumados, superem 10 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
O promotor de Justiça, Julio Bilemjian Ribeiro informou que todos os oito Promotores de Justiça Criminais de Dourados, por unanimidade, deliberaram protocolar junto à Procuradoria-Geral de Justiça requerimento pleiteando a criação e a instalação de uma nova Promotoria na comarca, com atuação voltada para o Tribunal do Júri, o que amenizaria as dificuldades no enfrentamento dessa situação, gerando benefícios para toda a sociedade douradense.
Nos últimos dias foi divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ que o foco prioritário do Poder Judiciário para o ano de 2010 será o julgamento de processos criminais, especialmente os de homicídio. Diante disso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estabeleceu a meta de se julgar nesse ano os processos que tenham sido ajuizados até dezembro de 2007.
De acordo com dados apresentados pelo Promotor de Justiça Julio Bilemjian Ribeiro, reponsável pela Supervisão Criminal das Promotorias de Dourados, no ano de 2008 foram realizadas 62 sessões de julgamento em plenário pela única Vara do Tribunal do Júri da comarca, e no ano de 2009 outros 111 julgamentos. “Entretanto, apesar dos expressivos números, a situação é preocupante. A quantidade de novos homicídios praticados, de ações penais ajuizadas e de acusados pronunciados, supera, em muito, o de casos julgados”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.