Lula: “Dilma vai manter livre mercado“
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu terça-feira, em entrevista à Associated Press, a pré-candidata do PT a sua sucessão, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, das interpretações de que ela poderia levar o maior país da América Latina para a esquerda e elevar excessivamente o controle do Estado sobre a economia. – […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu terça-feira, em entrevista à Associated Press, a pré-candidata do PT a sua sucessão, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, das interpretações de que ela poderia levar o maior país da América Latina para a esquerda e elevar excessivamente o controle do Estado sobre a economia.
– Dilma vai manter a política de livre mercado no Brasil e está preparada para se tornar a primeira presidente mulher, embora nunca tenha se candidatado a um cargo eletivo – argumentou Lula. – Eu não ofereceria ao povo brasileiro uma pessoa em quem eu não confiasse.
Terça-feira, Dilma praticamente descartou a possibilidade do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ser o responsável pelas finanças de sua campanha. A ministra afirmou que a tendência é manter a estratégia adotada pelo partido desde 2006 de separar as duas tesourarias.
– Nós temos tido nas últimas eleições uma opção por diferenciar as duas tesourarias. A tesouraria do partido tem mais obrigações do que a da campanha presidencial. Então a tendência é manter isso, a mesma coisa que ocorreu em 2006 na época da eleição do presidente Lula – afirmou a ministra.
Vaccari Neto teve o seu sigilo bancário quebrado pelo Ministério Público de São Paulo, que está investigando irregularidades que teriam sido cometidas na Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) quando ele ocupava a diretoria da entidade. A Bancoop é uma cooperativa criada em 1996 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, comandado pelo PT, para construir conjuntos habitacionais para seus cooperados. A suspeita do MP-SP é de que ela não tenha cumprido a promessa de entregar imóveis quitados aos seus cooperados e que tenha servido, na verdade, para captar recursos para o caixa dois do PT.
A ministra defendeu o companheiro de partido ao ser perguntada sobre o assunto.
– Acho que o Vaccari tem todo o direito de defesa e nós temos tido bastante clareza em defender o direito de as pessoas se defenderem antes de serem condenadas, acusadas e de fato afastadas do que fazem – ponderou.
A oposição, por sua vez, não pretende perder a oportunidade de desgastar o governo em ano eleitoral. O PSDB apresentou terça-feira requerimento à Mesa Diretora do Senado para que a Casa solicite auditoria ao Tribunal de Contas da União nos recursos aplicados pela Bancoop. De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o requerimento pede que o TCU investigue a aplicação de recursos de fundos de pensão de empresas estatais na cooperativa. Segundo o tucano, o MP-SP identificou “milhares de movimentações financeiras fraudulentas” na cooperativa que tinham como objetivo “ludibriar os cooperados que aplicavam suas economias em empreendimentos imobiliários”. Os tucanos também criaram terça-feira, na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma CPI para investigar o caso.
Em nota publicada na tarde de terça-feira, o PT disse que vai entrar na Justiça contra veículos de comunicação pedindo reparação pelas “infâmias” publicadas em reportagens. Segundo o presidente do partido, José Eduardo Dutra, que assina a nota, o PT também vai fazer uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público contra o promotor José Carlos Blat, responsável pelo inquérito que investiga possíveis irregularidades na cooperativa. (Com agências)
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Está na lista? Prefeitura convoca auxiliar administrativo e de manutenção
Os convocados para ambas as vagas devem comparecer à sede da SAS na próxima segunda-feira (16)
Com caminhada em bairro, Cotolengo quer alertar para importância da acessibilidade
A caminhada é uma forma de evidenciar a importância da acessibilidade nas ruas da cidade
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta
Espetáculo poderá ser apreciado sem auxílio de binóculos ou telescópio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.