Lua poderá ser observada por telescópio na Feira Central

Hoej, os visitantes da Feira Central vão poder observar a Lua por meio de telescópios cedidos pela Casa da Ciência da UFMS. O evento faz parte da Noite Internacional de Observação Lunar, um evento mundial organizado pela Nasa, Observatório Gemini e a ONG Astrônomos Sem Fronteiras. A edição brasileira é promovida pela Rede Brasileira de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Hoej, os visitantes da Feira Central vão poder observar a Lua por meio de telescópios cedidos pela Casa da Ciência da UFMS. O evento faz parte da Noite Internacional de Observação Lunar, um evento mundial organizado pela Nasa, Observatório Gemini e a ONG Astrônomos Sem Fronteiras. A edição brasileira é promovida pela Rede Brasileira de Astronomia (RBA).

Neste sábado, diversas cidades brasileiras vão receber palestras, shows de planetário, exposições e visitas a observatórios. Além da Lua, outros astros poderão ser observados, como os planetas Vênus, Marte e Júpiter. A programação nacional pode ser consultada no site da RBA (http://www.rba.astronomos.com.br).

 O interesse pela Lua ressurgiu em outubro do ano passado, quando a sonda LCROSS chocou-se com uma cratera próxima ao polo sul lunar, revelando a existência de gelo. A disponibilidade de água, substância essencial para a vida, é o primeiro passo para viabilizar uma possível colonização lunar no futuro.

A observação lunar poderá ser feita a partir das 19 horas de hoje. Durante a atividade, professores da UFMS vão divulgar o X Encontro Regional do Ensino de Astronomia (www.erea.ufms.br), que acontece em outubro, em Campo Grande. O X Erea tem apoio do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Educação (SED).

Conteúdos relacionados