Instituto de Identificação alerta para uso de certidão de nascimento falsa

Na rotina diária dos peritos papiloscopistas do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul no momento da emissão de carteiras de identidade, duas situações comuns chamam atenção: pessoas estrangeiras que utilizam certidão de nascimento falsa ou brasileiros que utilizam a certidão de nascimento verdadeira de terceiros. De acordo com o diretor do Instituto de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na rotina diária dos peritos papiloscopistas do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul no momento da emissão de carteiras de identidade, duas situações comuns chamam atenção: pessoas estrangeiras que utilizam certidão de nascimento falsa ou brasileiros que utilizam a certidão de nascimento verdadeira de terceiros.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Celso José de Souza, os peritos papiloscopistas estão atentos para este tipo de fraude. “Nos postos de identificação, o estrangeiro tenta burlar a lei brasileira com uma certidão falsa para emitir uma carteira de identidade. O perito observa o sotaque da pessoa, faz uma observação e pede uma consulta para o Instituto de Identificação”, explicou.

Celso Souza explica que o Instituto de Identificação entra em contato com o cartório que consta na certidão de nascimento e verifica se é procedente ou não. No caso de brasileiros que utilizam a certidão de nascimento de terceiros, a fraude também pode ser descoberta. “É a duplicidade de utilização da certidão de nascimento. Como a pessoa já está cadastrada, ela pode ser reconhecida pela impressão digital” disse.

Segundo o balanço realizado pelo Instituto de Identificação do mês de janeiro até agora foram registrados 10 casos dos dois tipos de fraudes. Para as ocorrências no interior as delegacias são acionadas para chamar as pessoas para esclarecer os fatos. Já na Capital o caso é comunicado à Delegacia Especializada de Repressão aos crimes de defraudações, falsificações, falimentares e fazendários (DEDFAZ).

“Muitas pessoas se preocupam apenas com o furto ou roubo do documento de identidade, mas é importante ficar alerta para a certidão de nascimento. As pessoas devem ficar atentas para que terceiros não façam o uso deste documento”, ressaltou.

Peritos

A rotina dos peritos papiloscopistas do Instituto de Identificação não fica restrita apenas à emissão de carteiras de identidade. O trabalho executado faz parte de uma rede de trabalho que envolve diversos setores da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Entre os trabalhos desenvolvidos pelos papiloscopistas estão a confecção de carteiras de Identidades (CI), Atestados de Antecedentes Criminais, Boletins de Identificação Criminal (BIC), Retratos Falados, Pesquisa nos arquivos decadactilares, Identificação de Cadáveres e até o levantamento de impressões digitais em locais de crime.

A papiloscopia, um dos métodos de identificação mais seguros e utilizados em todo o mundo, é o processo de identificação humana realizada por meio das impressões digital apostas nos dedos (Datiloscopia), na palma das mãos (Quiroscopia) e na planta dos pés (Podoscopia).

Conteúdos relacionados