Francis Ford Coppola recebe Oscar pelo conjunto da obra

O diretor de cinema Francis Ford Coppola recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição para a indústria cinematográfica na pré-cerimônia da edição de 2011 da premiação, em Los Angeles. O prêmio pelo conjunto de sua carreira foi entregue a Coppola pelo ator Robert De Niro, que classificou o diretor como “uma inspiração e uma de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O diretor de cinema Francis Ford Coppola recebeu um Oscar Honorário por sua contribuição para a indústria cinematográfica na pré-cerimônia da edição de 2011 da premiação, em Los Angeles.

O prêmio pelo conjunto de sua carreira foi entregue a Coppola pelo ator Robert De Niro, que classificou o diretor como “uma inspiração e uma de minhas maiores influências”.

Desde que o prêmio pelo conjunto da obra foi estabelecido em 1937, a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood concedeu-o apenas 38 vezes.

Prêmios

Nascido em 1939, Coppola já havia recebido cinco Oscars, quatro deles por filmes da série O Poderoso Chefão, na década de 1970.

Naquela década, o cineasta venceu a Palma de Ouro de Cannes duas vezes, por A Conversação (1974) e Apocalypse Now (1979).

Nos anos 1980, apesar de fracassos de bilheteria, ajudou a levar ao estrelato uma geração de atores como Mickey Rourke, Matt Dillon, Nicolas Cage, Ralph Macchio, Rob Lowe, Patrick Swayze e Tom Cruise, com filmes como Vidas Sem Rumo e O Selvagem da Motocicleta, ambos de 1983.

Sua companhia, a American Zoetrope, criada em 1969, produziu mais de 30 filmes, inclusive Encontros e Desencontros (2003), dirigido por sua filha Sofia, que recebeu uma indicação para o Oscar na categoria Melhor Diretor.

Conteúdos relacionados