Fórum discute propostas para políticas públicas sobre drogas em MS

O Conselho Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul (Cead/MS) realiza entre os dias 4 e 5 de novembro, na Capital, o Fórum Estadual sobre Drogas. O objetivo é consolidar propostas para a formulação de políticas públicas sobre drogas e que melhor represente a posição da sociedade de Mato Grosso do Sul. O fórum acontece […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Conselho Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul (Cead/MS) realiza entre os dias 4 e 5 de novembro, na Capital, o Fórum Estadual sobre Drogas. O objetivo é consolidar propostas para a formulação de políticas públicas sobre drogas e que melhor represente a posição da sociedade de Mato Grosso do Sul. O fórum acontece no Pallaciu´s Eventos, localizado na rua 14 de julho, 1256, Centro.

A recepção e o credenciamento começa a partir das 7h30. A coordenadora geral do Fórum, conselheira estadual Helena Gasparini, explica que o evento reunirá as contribuições ou propostas levantadas durante os seis fóruns regionais realizados em cidades polos do Estado no ano de 2009, e que contaram com a participação de representantes de todos os municípios e de diferentes segmentos da sociedade. “Fizemos palestras e oficinas nestas cidades com a participação dos conselhos municipais, da comunidade em geral e ao final dos encontros eles discutiram e elaboraram propostas com vertentes como prevenção e tratamento. Neste fórum vamos estabelecer consenso, ou seja, queremos valorizar todas as propostas mantendo, modificando ou excluindo para consolidá-las numa política pública sobre drogas”, explica a coordenadora do Fórum.

Helena Gasparini é bióloga, especialista em dependência química e mestre em psicologia da saúde. Os fóruns regionais foram realizados nos municípios de Amambai, Três Lagoas, Aquidauana, Dourados, São Gabriel do Oeste e Campo Grande. Helena Gasparini explica que todos os passos com fóruns regionais e o estadual seguem o modelo nacional inclusive no ano de 2004 quando foram realizados os fóruns regionais no Brasil. “Durante dois dias estaremos consolidando estas propostas e vamos entregar ao governo do Estado para que possa servir de subsídio para instalar essa política publica sobre drogas”, completa.

Programação

De acordo com a programação, a abertura do evento vai contar com diversas palestras. A partir das 10h15 haverá o pronunciamento do Secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa. Na sequência, às 11 horas, o juiz federal Odilon de Oliveira fala sobre a Relevância na construção de uma Política Pública Estadual sobre Drogas nesta Região Estratégica. Já às 11h45, o procurador de Justiça do Ministério Publico do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Nacional de Justiça Terapêutica (RS), Ricardo de Oliveira Silva, ministra palestra sobre a Legislação sobre Drogas e a Redução da Oferta.

 No período da tarde, às 14 horas, o médico psiquiatra, professor e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, Ronaldo Laranjeiras, fala sobre o tema: Realidade Nacional sobre o uso de Drogas: Efeitos e Consequências – Formas de Atendimento ao dependente químico. Às 14h45 o subsecretário de Políticas Antidrogas do Estado de Minas Gerais, Cloves Benevides, ministra palestra sobre o Desenvolvimento de Políticas Publicas sobre Drogas e a importância da Subsecretaria no Estado. Já no dia 5, o evento será realizado no Hotel Jandaia, localizado na rua Barão do Rio Branco, 1271, Centro. A participação nesse evento é restrita apenas aos delegados eleitos nos fóruns regionais

Conteúdos relacionados