Exército da Colômbia colocou GPS na bota de líder das Farc

O Exército da Colômbia conseguiu localizar com precisão o líder das Farc conhecido como Mono Jojoy, pois havia colocado um GPS (localizador via satélite) na bota do guerrilheiro, segundo fontes militares citadas pela rádio local RCN. Jojoy, chefe militar da guerrilha, morreu em operação das forças de segurança colombianas no departamento (Estado) de Meta, centro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Exército da Colômbia conseguiu localizar com precisão o líder das Farc conhecido como Mono Jojoy, pois havia colocado um GPS (localizador via satélite) na bota do guerrilheiro, segundo fontes militares citadas pela rádio local RCN. Jojoy, chefe militar da guerrilha, morreu em operação das forças de segurança colombianas no departamento (Estado) de Meta, centro do país, na quinta-feira.

Jojoy sofria de diabetes, e os problemas de circulação decorrentes da doença causavam feridas em seus pés. Em comunicações das Farc interceptadas pela inteligência colombiana, o guerrilheiro pedia por botas especiais em razão das feridas.

O Exército conseguiu implantar o GPS nas botas que foram enviadas ao líder guerrilheiro, conseguindo assim rastrear sua movimentação.

Na segunda-feira, os militares bombardearam o acampamento onde ele se encontrava, mas não conseguiram atingi-lo. Jojoy então seguiu para outro acampamento, onde morreu durante bombardeio na madrugada de quinta-feira.

Conteúdos relacionados