Enem: Em Corumbá maioria dos candidatos diz ter se preparado
O Exame Nacional do Ensino Médio, iniciado neste sábado, 06 de novembro, levou um grande número de candidatos às sedes de realização das provas em Corumbá. Sem distinção de idade, classe econômica ou raça, a maioria dos candidatos afirmava que se preparou para o processo seletivo, que em 2010, foi adotado como único meio de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Exame Nacional do Ensino Médio, iniciado neste sábado, 06 de novembro, levou um grande número de candidatos às sedes de realização das provas em Corumbá. Sem distinção de idade, classe econômica ou raça, a maioria dos candidatos afirmava que se preparou para o processo seletivo, que em 2010, foi adotado como único meio de ingresso na maior parte das universidades brasileiras, extinguindo assim o temido vestibular.
O jovem Felipo Ronaldo Costa Lima, 22 anos, afirmou que este é o seu terceiro Enem, e, portanto, já tem experiência, mas disse que com a nova resolução da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (instituição pela qual concorre a uma vaga), de adotar somente este processo para seleção de seus candidatos, está preocupado com o resultado as provas. “Nos anos anteriores eu fiz além do Enem, o tradicional vestibular e fiquei mais tranquilo, pois a nota do Enem somava com a do vestibular. Agora não, mas estudei em casa e acredito que fiz o que pude para me preparar”, afirmou ao Diário o rapaz, que busca vaga no curso de Letras.
Para aqueles que preferiram não estudar sozinhos, os cursinhos particulares foram uma ótima opção, como apontou Flávia Lins Corrêa, 29 anos. É a segunda vez que ela presta o exame e diante das novas normas de ingresso nas Universidades, decidiu não arriscar e optou por investir em um curso preparatório. “Entrar em uma Universidade é meu sonho e sei que isso contribuirá com meu futuro, logo, resolvi investir em um curso especializado. Meu investimento girou em torno de R$ 600. Sei que é um valor significativo, mas vale a pena”, concluiu.
Segundo informações do Ministério da Educação, 4,6 milhões de candidatos se inscreveram no Enem 2010, que está sendo aplicado em 1.800 cidades de todo o Brasil. Conforme decisão da Justiça Federal do Espírito Santo de sexta-feira, 05 de novembro, foi mantida a proibição do uso de relógio, lápis, borracha e apontador pelos participantes. Ação civil pública do Ministério Público Federal do estado pedia a liberação do uso, mas a liminar foi rejeitada na aplicação de todas as provas pelo país, além da resolução que estipulava apenas o uso de caneta esferográfica preta.
Faltando cerca de 15 minutos para os portões se fecharem, a reportagem encontrou um jovem que estava desesperado, motivo: não havia se atentado para as exigências e havia levado apenas uma caneta azul. “Na hora em que soube que só poderia fazer com caneta preta, fiquei desesperado, pois não há nenhum lugar aqui por perto onde venda. Além do ‘nervoso’ de ter que procurar uma caneta, esta é a primeira vez que estou fazendo o Enem”, contou Ronildo Rodrigues de Albuquerque, 22 anos. O problema da caneta foi resolvida, pois a reportagem tinha uma caneta preta e a entregou ao rapaz.
O tempo médio de resolução de cada questão do Enem é de cerca de 3 minutos. Neste sábado, dia 06, os candidatos têm de responder a 90 questões de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas em 4 horas e 30 minutos. Já no domingo, dia 07, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e de Matemática, cada uma com 45 questões, além da redação. Neste dia, o exame terá 5 horas e 30 minutos de duração.
Fuso horário
O MEC recomendou aos participantes que chegassem com uma hora de antecedência, a partir das 12h, horário de Brasília, aos locais de prova. Essa questão do fuso horário entre Brasília e Corumbá prejudicou alguns candidatos que não se atentaram, pois o horário de entrada em Corumbá foi das 11 da manhã às 12 horas. Rosenilda da Silva Braga, 32 anos, chegou por alguns minutos atrasada no local da prova e se revoltou ao saber que os portões haviam sido fechados e que ela não poderia mais realizar o exame. “É um absurdo essa questão de fuso horário. A meu ver isso não foi bem explicado. Sou a favor de que cada estado ou município nos ajude a resolver essa questão. Me confundi com os horários de Verão e de Brasília. Estou tão indignada que não pretendo mais realizar este exame”, disse.
Gabarito
O Inep, ligado ao MEC, já informou que o gabarito oficial do Enem 2010 só será divulgado na tarde da próxima terça-feira, 09 de novembro, dois dias após a prova, no próprio site do Enem 2010. Em todo o País, são 83 mil vagas em instituições federais de ensino.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.