Em Brasília, Vander destaca eleição de Dilma e militância do PT
O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet, em discurso proferido nesta quarta-feira, durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados, destacou a vitória de Dilma Roussef na eleição presidencial e a atuação da militância do PT (Partido dos Trabalhadores). Sobre a vitória de Dilma, o deputado disse que foi um dos processos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet, em discurso proferido nesta quarta-feira, durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados, destacou a vitória de Dilma Roussef na eleição presidencial e a atuação da militância do PT (Partido dos Trabalhadores).
Sobre a vitória de Dilma, o deputado disse que foi um dos processos eleitorais mais importantes da história do Brasil, pois os cidadãos quebraram um tabu ao escolherem uma mulher para comandar o país.
“A eleição da primeira presidenta brasileira tem uma dimensão muito maior e mais profunda que a questão de gênero. A vitória de Dilma Roussef implica vigorosa resposta da sociedade contra o preconceito, sim, mas ao mesmo tempo aponta o querer de um povo que escolheu um caminho e pretende preservá-lo.”, disse Vander.
O deputado também afirmou que não será uma tarefa simples para Dilma governar o país assim como não está sendo para Lula, porém Vander disse que a presidente eleita está preparada devido às experiências que acumulou durante sua vida privada e pública, além de ter o suporte da legitimidade obtida nas urnas.
“Para dar continuidade ao processo de mudanças que Lula vem liderando, a presidenta Dilma vai governar com o suporte da legitimidade obtida nas urnas. Terá, além do amplo apoio nacional, a indispensável sustentação das forças aliadas que fazem parte do projeto maior, que não é mais um projeto só do PT ou da esquerda, mas um projeto que sintetiza as vontades de toda a Nação”, afirma Dilma.
Vander também destacou o papel da militância do PT que, segundo ele, durante as três décadas de existência não defende um projeto isolado. “O partido não defende um projeto isolado e tem a consciência do coletivo, da necessidade do diálogo e da mais ampla articulação com todas as forças dispostas a seguir avançando.”
De acordo com Vander, essa importância do PT no Brasil foi confirmada pela população com os resultados das eleições desse ano. “Nas eleições deste ano, além da presidenta Dilma, que teve 60,8% dos votos válidos e 12 milhões de votos a mais que o segundo colocado, o PT elegeu cinco governadores, a segunda maior bancada do Senado, com 14 senadores. São do PT as maiores bancadas da Câmara, com 88 deputados federais, e das assembléias legislativas, com 149 deputados.
“Até em estados onde os candidatos do PT não se elegeram, o desempenho eleitoral do partido foi dos mais expressivos. É o caso de Mato Grosso do Sul, onde o ex-governador Zeca do PT, mesmo numa campanha extremamente desigual, em que enfrentou o atual governador e a máquina de governo, obteve 42,5% dos votos, ou quase a metade da preferência do eleitorado que foi às urnas.E o partido ainda elegeu um senador, dois deputados federais e quatro deputados estaduais”.
No fim do discurso, o deputado citou os avanços que o Brasil teve durante os oito anos do governo Lula.
“Quando Lula assumiu, em 2003, herdou um Risco Brasil em 2.436 pontos. Oito anos depois, a confiança dos investidores na economia brasileira é quase absoluta: o Risco Brasil caiu para cerca de 174 pontos. De janeiro a outubro deste ano, mais um recorde que vem sendo registrado desde 2003 na geração de empregos: a abertura de vagas formais superou as demissões em 2,4 milhões de carteiras assinadas. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico prevê que o Produto Interno Bruto Brasileiro fechará o ano com crescimento de 7,5%, embora a economia viva um momento de desaceleração.”
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
CCJ da Câmara aprova projeto que permite dono de terra usar força própria para expulsar invasor
O placar terminou com 39 votos favoráveis ante 15 contra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.