ELEIÇÕES 2010:Perillo e Iris Rezende vão para o segundo turno em Goiás

As eleições para o governo de Goiás foram para o segundo turno, com Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) na disputa. Com 94,8% das urnas apuradas às 19h41, Perillo aparece com 46,21% dos votos, seguido por Iris Rezende (PMDB), com 36,27% dos votos. Entre as propostas de Perillo, está a implantação do piso salarial […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As eleições para o governo de Goiás foram para o segundo turno, com Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) na disputa. Com 94,8% das urnas apuradas às 19h41, Perillo aparece com 46,21% dos votos, seguido por Iris Rezende (PMDB), com 36,27% dos votos.

Entre as propostas de Perillo, está a implantação do piso salarial do professor e a distribuição de um computador para cada professor e para cada aluno da rede pública, além da construção de hospitais e da criação de um disque-emergência unificado para a segurança pública. Ele fez alianças com 10 partidos, entre eles o PPS e o Democratas.

Já Iris Rezende, que formou aliança com o Partido dos Trabalhadores e subiu no palanque da candidata Dilma Rousseff e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, prometeu fazer os “mutirões” do emprego, além de construir “maternidades-modelo” regionais, clínicas voltadas para o atendimento da mulher e da criança, além de implantar o programa “remédio em casa”.
Histórico

Marconi Perillo, que nasceu em Goiânia (GO) em 1963, é casado, tem duas filhas e é bacharel em direito. Na década de 80, foi presidente da Juventude do PMDB. Em 1990, foi eleito deputado estadual e, em 1994, já no PP, elegeu-se deputado federal. Em 1995, ingressou no PSDB. Foi governador de Goiás por dois mandatos, eleito em 1998 e 2002. Em 2006, elegeu-se senador.

Já Iris Rezende, que nasceu em 1933 em Cristianópolis (GO), é casado, tem três filhos e estudou direito em Goiânia. Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Goiânia, mas teve o mandato cassado pelo regime militar em 1969. Foi governador duas vezes e ministro nos governos Sarney (Agricultura) e FHC (Justiça). Em 2004, elegeu-se prefeito de Goiânia, reeleito em 2008.

Pesquisa Ibope divulgada em 25 de setembro mostrava Marconi Perillo (PSDB) em primeiro lugar, com 43% das intenções de voto. Iris Rezende (PMDB) vinha em seguida com 33% e Vanderlan Cardoso (PR) aparecia em terceiro com 12% das intenções de voto. Os números das pesquisas se mantiveram mais ou menos estáveis nos últimos meses, sempre com Perillo liderando com cerca de10 pontos de vantagem sobre Iris Rezende.

Em um eventual segundo turno, pesquisa do Ibope realizada no fim de setembro mostrava que o tucano teria 47% dos votos, enquanto que o candidato do PMDB teria 37%. Neste caso, os indecisos somam 8% e os brancos e nulos 7%.

Conteúdos relacionados