ELEIÇÕES 2010: Brasil já vai às urnas na Europa

O Brasil já está escolhendo seu presidente nas principais capitais da Europa. As sessões eleitorais foram abertas às 3h da manhã, horário de Brasília, em cidades como Paris, Roma e Madri, sendo seguidas uma hora depois por Londres e Lisboa. De acordo com informações colhidas pelo Estado em diferentes capitais, o movimento de eleitores é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil já está escolhendo seu presidente nas principais capitais da Europa. As sessões eleitorais foram abertas às 3h da manhã, horário de Brasília, em cidades como Paris, Roma e Madri, sendo seguidas uma hora depois por Londres e Lisboa. De acordo com informações colhidas pelo Estado em diferentes capitais, o movimento de eleitores é constante e considerado bom.

Em Paris, mais de 4 mil brasileiros estão inscritos, mas o consulado-geral estima que o movimento pode ser abaixo desse limite, já que muitos compatriotas podem já ter retornado ao Brasil ou estar vivendo no interior do país, sem ter informado a mudança. Ao longo da manhã o movimento foi bom. Às 10h45min – menos de três horas após a abertura das seções -, 430 eleitores já haviam comparecido. “O movimento está fluindo, transcorrendo bem”, confirmou a conselheira Janine-Monique Bustani, cônsul-geral adjunta do Brasil na capital francesa.

No mesmo horário, as urnas foram abertas ao público em Roma, onde 3,5 mil brasileiros estão inscritos em 13 sessões eleitorais. O consulado não divulgou um balanço parcial do número de eleitores que já haviam comparecido, mas a procura era considerada “boa” durante toda a manhã. Por volta de 11h, cerca de 100 pessoas aguardavam em filas para votar. “O consulado fez um chamamento para as eleições e a resposta é muito boa. Tudo está acontecendo com muita ordem”, avaliou o embaixador Márcio Cambraia, cônsul-geral em Roma.

Uma hora depois as urnas eletrônicas foram acionadas em Londres aos 6,9 mil brasileiros inscritos nas 18 seções organizadas pelo consulado-geral do Brasil. Segundo o consulado, às 8h da manhã – 4h em Brasília – entre 50 e 100 pessoas aguardavam na fila para depositar seus votos. Ao longo da manhã o movimento caiu, mas voltou a se acentuar com a proximidade do horário do almoço.

A expectativa dos consulados na Europa é divulgar o resultado do pleito logo após o fechamento das urnas, às 17h, e do fim das eventuais filas. Pelo fuso horário, a apuração deve ser anunciada primeiro em cidades como Paris, Berlim, Roma e Madri, sendo seguidas cerca de uma hora depois por Londres e Lisboa.

Conteúdos relacionados