ELEIÇÕES 2010: Brasil já vai às urnas na Europa
O Brasil já está escolhendo seu presidente nas principais capitais da Europa. As sessões eleitorais foram abertas às 3h da manhã, horário de Brasília, em cidades como Paris, Roma e Madri, sendo seguidas uma hora depois por Londres e Lisboa. De acordo com informações colhidas pelo Estado em diferentes capitais, o movimento de eleitores é […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Brasil já está escolhendo seu presidente nas principais capitais da Europa. As sessões eleitorais foram abertas às 3h da manhã, horário de Brasília, em cidades como Paris, Roma e Madri, sendo seguidas uma hora depois por Londres e Lisboa. De acordo com informações colhidas pelo Estado em diferentes capitais, o movimento de eleitores é constante e considerado bom.
Em Paris, mais de 4 mil brasileiros estão inscritos, mas o consulado-geral estima que o movimento pode ser abaixo desse limite, já que muitos compatriotas podem já ter retornado ao Brasil ou estar vivendo no interior do país, sem ter informado a mudança. Ao longo da manhã o movimento foi bom. Às 10h45min – menos de três horas após a abertura das seções -, 430 eleitores já haviam comparecido. “O movimento está fluindo, transcorrendo bem”, confirmou a conselheira Janine-Monique Bustani, cônsul-geral adjunta do Brasil na capital francesa.
No mesmo horário, as urnas foram abertas ao público em Roma, onde 3,5 mil brasileiros estão inscritos em 13 sessões eleitorais. O consulado não divulgou um balanço parcial do número de eleitores que já haviam comparecido, mas a procura era considerada “boa” durante toda a manhã. Por volta de 11h, cerca de 100 pessoas aguardavam em filas para votar. “O consulado fez um chamamento para as eleições e a resposta é muito boa. Tudo está acontecendo com muita ordem”, avaliou o embaixador Márcio Cambraia, cônsul-geral em Roma.
Uma hora depois as urnas eletrônicas foram acionadas em Londres aos 6,9 mil brasileiros inscritos nas 18 seções organizadas pelo consulado-geral do Brasil. Segundo o consulado, às 8h da manhã – 4h em Brasília – entre 50 e 100 pessoas aguardavam na fila para depositar seus votos. Ao longo da manhã o movimento caiu, mas voltou a se acentuar com a proximidade do horário do almoço.
A expectativa dos consulados na Europa é divulgar o resultado do pleito logo após o fechamento das urnas, às 17h, e do fim das eventuais filas. Pelo fuso horário, a apuração deve ser anunciada primeiro em cidades como Paris, Berlim, Roma e Madri, sendo seguidas cerca de uma hora depois por Londres e Lisboa.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.