Brasileiro da classe C quer comprar carro e casa até início de 2011

Quase 30% dos brasileiros da Classe C planejam comprar um carro – novo ou usado – até fevereiro de 2010, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ibope (Instituto Brasileiro e Opinião Pública e Estatística). De acordo com o mesmo estudo, a aquisição da casa própria está nos planos de 19% dos membros da nova classe […]

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Quase 30% dos brasileiros da Classe C planejam comprar um carro – novo ou usado – até fevereiro de 2010, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Ibope (Instituto Brasileiro e Opinião Pública e Estatística). De acordo com o mesmo estudo, a aquisição da casa própria está nos planos de 19% dos membros da nova classe média do país.
 
O Ibope havia informado, mais cedo, que 37%, ou seja, quase 40% dos brasileiros da Classe C têm intenção de comprar um imóvel. O número, entretanto, foi corrigido nesta tarde pelo instituto.

Segundo a diretora comercial do Ibope e responsável pela pesquisa, Dora Câmara, esses brasileiros deverão impulsionar a indústria automobilística.

– A vontade de comprar é altíssima nessa categoria social e é capaz de fazer crescer substancialmente a indústria automobilística nos próximos anos.

O levantamento mostrou ainda que na classe C há o predomínio de jovens, a maioria afrodescendentes. Em Salvador, por exemplo, 41% dos brasileiros que estão na classe C são negros. Já em Brasília, essa proporção cai para 22%.

A classe C brasileira já responde por mais da metade da população do país, ou seja, quase 100 milhões de pessoas. Para o Ibope, essa fatia da população tem renda familiar mensal entre R$ 600 e R$ 2.099.

O levantamento foi feito em nove regiões metropolitanas do país, no interior de SP e em cidades do interior de Estados no Sul e Sudeste. Nessas regiões, vivem cerca de 32 milhões de pessoas da classe C brasileira.

A pesquisa ouviu 20 mil pessoas de 12 a 64 anos entre fevereiro de 2009 e janeiro deste ano. Cada entrevistado respondeu a cerca de mil questões para completar o levantamento.

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