Boxe: atletas e árbitro de MS participam de torneio em SP

Em boa fase no cenário do boxe nacional, o Mato Grosso do Sul, pela primeira vez, terá participação expressiva no Torneio Nacional das Estrelas, uma das mais importantes competições do boxe brasileiro. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), reúne os quatro ou cinco melhores atletas em cada uma das categorias do boxe […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em boa fase no cenário do boxe nacional, o Mato Grosso do Sul, pela primeira vez, terá participação expressiva no Torneio Nacional das Estrelas, uma das mais importantes competições do boxe brasileiro. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), reúne os quatro ou cinco melhores atletas em cada uma das categorias do boxe olímpico e serve de observatório para a definição da Seleção Brasileira da categoria.

Os atletas Willian Santos (75 kg), Wesley Souza (60 kg) e Paulo Carvalho (52 kg), além do árbitro, Ednilson Nunes Ortiz, são os representantes sul-mato-grossenses convocados. Eles já estão na cidade de Mogi das Cruzes, sede do evento. A competição começa hoje (22) e se estende até sábado (27).

“Estou feliz, pois é minha grande chance ocupar a posição de titular na Seleção Brasileira, e quem sabe chegar aos Jogos Pan-Americanos (2011 em Guadalajara – México) e ainda pensar nos Jogos Olímpicos (em Londres 2012)”, ressaltou o atleta Willian Santos, de 21 anos de idade, seis dedicados ao boxe.

O principal adversário de Willian Santos é o atual campeão brasileiro, o capixaba Esquiva Florentino Falcão. “O Esquiva é muito rápido, está entre melhores do mundo. Ele me derrotou na semifinal do Brasileiro, mas eu também já o derrotei”, comentou o atleta, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro realizado no mês de outubro em São José do Rio Preto, SP.

Neste ano, a competição ainda terá atletas de outros países – chilenos, argentinos, suecos, panamenhos e dominicanos – convidados pela CBBoxe para ter maior grau de exigência dos atletas brasileiros.

Já os atletas Paulo Carvalho, 24 anos e Wesley Souza, 20 anos, se prepararam em São Paulo para o Torneio das Estrelas e também estão entre favoritos. O primeiro é atual titular da Seleção e campeão brasileiro e o segundo conquistou a terceira colocação no Brasileiro.

O árbitro campo-grandense Ednilson Nunes Ortiz pela primeira vez terá a oportunidade de atuar no Torneio Nacional das Estrelas. Aos 35 anos de idade, sendo quatro dedicados à arbitragem de boxe, foi convocado pela boa atuação nas diversas competições. “Ele é estudioso, tem conhecimento profundo e com certeza vai orgulhar o boxe sul-mato-grossense”, comentou o presidente da Federação de boxe de Mato Grosso do Sul (FDBMS), Marcelo Nunes.

Incentivo

A convocação dos sul-mato-grossenses na competição é reflexo da boa fase vivida pela modalidade no Estado. Desde 2005, Mato Grosso do Sul sempre promoveu diversos eventos (em média 18 por ano) e dando ritmo de lutas aos atletas, intensificou parcerias, preparou técnicos e fez investimentos na base, com implementação de escolinhas em bairros carentes da cidade. “O resultado são as conquistas em eventos nacionais e a visibilidades dos atletas e técnicos”, destaca Marcelo Nunes.

Mato Grosso do Sul é o atual vice-campeão brasileiro, superando Estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e outros grandes centros do boxe do Brasil. O tricampeão brasileiro na categoria super pesado (mais de 91 quilos), Gleison Mamut, não disputa o Torneio Nacional das Estrelas. O motivo é o fato da competição não ter disputas na sua categoria. Neste ano, o Torneio das Estrelas está sendo disputado em nove categorias: 49kg, 52 kg, 57 kg, 60 kg, 64 kg, 69 kg, 75 kg e 81 kg).

Conteúdos relacionados