Será realizada na próxima semana, em Campo Grande, audiência pública que vai discutir os impactos em Mato Grosso do Sul da exploração do petróleo existente na camada do pré-sal. A audiência, que é uma proposição do deputado estadual Paulo Duarte (PT) e contará com a presença do senador Delcídio do Amaral (PT) como palestrante, será realizada na segunda-feira (12/04), na Assembleia Legislativa, a partir das 9h.
Intitulada “O Pré-Sal e os Impactos na Economia Sul-mato-grossense”, a audiência vai discutir a divisão dos royalties do petróleo da camada do pré-sal, que tem gerado polêmica em todo o Brasil. O objetivo do evento, segundo Paulo Duarte, é discutir o tema que tem pautado a imprensa nacional e internacional e que está cercado de especulações. “Muito se tem dito sobre o pré-sal, mas é preciso saber até que ponto o que tem sido divulgado é verdade ou mito”, diz o parlamentar.
Duarte diz ainda que a presença do senador Delcídio se deve ao conhecimento técnico e à experiência que o parlamentar tem sobre o tema, aliado ao acompanhamento que tem feito de todo o debate que vem se desenvolvendo no Congresso Nacional. “Ele terá condições de fazer uma explanação muito esclarecedora sobre os royalties do pré-sal, não só aos membros da Assembleia, mas a todos os participantes da audiência”, diz Duarte.
Pré-Sal – A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, que se estende por 800 km do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo, e chega a atingir até 200 km de largura. Estima-se que essas reservas estejam localizadas a mais de 7 km abaixo do nível do mar.
Ao mesmo tempo em que representa um marco na história do País, a exploração do petróleo existente na camada do pré-sal tem sido alvo de uma grande polêmica, a distribuição dos royalties de forma igualitária entre estados e municípios, o que tem provocado debates e mobilizações nacionais.