Alimentação eleva inflação de fevereiro em 0,42% na Capital
Os dez produtos que mais contribuíram para a elevação da inflação em fevereiro foram: arroz, acém, aluguel de casa, açúcar, aluguel de apartamento, analgésico e antitérmico, tomate, leite pasteurizado, feijão e repolho
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os dez produtos que mais contribuíram para a elevação da inflação em fevereiro foram: arroz, acém, aluguel de casa, açúcar, aluguel de apartamento, analgésico e antitérmico, tomate, leite pasteurizado, feijão e repolho
O índice de inflação de Campo Grande ficou em 0,42% em fevereiro, segundo dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor), divulgado hoje pela Uniderp-Anhanguera.
De acordo com os dados, somente o grupo de Despesas pessoais apresentou deflação (-0,23%), enquanto que os outros seis grupos que compõem o IPC apresentaram elevação em relação a janeiro: Alimentação registrou 1,02%; Vestuário, 1,08%; Saúde, 0,61%; Habitação, 0,20%; Transportes, 0,12%; e Educação, 0,07%.
De acordo com dados do IPC, o setor de alimentação foi o responsável pelo aumento de custo de vida em Campo Grande no mês de fevereiro. Alguns produtos que compõem o grupo apresentam variações significativas que expressadas pela sazonalidade, condições climáticas e condições de mercado. De um modo geral, contribuíram positivamente na composição desse índice os fortes aumentos de preços dos seguintes produtos: chuchu, com 36,01%; repolho, com 18,70%; melancia, com 15,18% e berinjela 13,71%. “No item carnes constatou-se que os preços da carne bovina continuam a reagir, com aumentos na maioria dos cortes, tais como: acém (4,19%), músculo (2,84%) e fígado (1,37%). Os miúdos de frango também apresentaram alta de 2,84%, enquanto o frango congelado apresentou estabilidade de preço, com pequena queda, da ordem de -0,04%”, disse o pesquisador do Nepes, José Francisco dos Reis Neto.
Os pesquisadores afirmam que chama a atenção a reação do grupo Alimentação, que apresentou forte inflação neste mês de fevereiro de 2010, da ordem de 1,02%, sendo o índice que mais pesou na composição da inflação mensal. NO mês de janeiro de 2010, o índice desse grupo também foi alto e ficou em 1,20%. .
“O grupo Alimentação vinha segurando a inflação durante todo o ano de 2009 e reverteu o sentido a partir de 2010. Certamente, teremos o aumento da taxa SELIC para contornar esses aumentos de preços, lembrando que a taxa SELIC continua em 8,75% ao ano”, comenta Correia.
Já o grupo Despesas Pessoais apresentou pequena deflação (-0,23%), sendo que as quedas mais significativas ocorreram nos preços do protetor solar (-3,72%), do creme dental (-2,69%) e do sabonete (-2,26%). Os dez mais e os dez menos do IPC/CG – Na composição do Índice de Preços ao Consumidor alguns produtos se destacam influenciando para mais ou para menos o índice do mês.
Os dez produtos que mais contribuíram para a elevação da inflação em fevereiro foram: arroz, acém, aluguel de casa, açúcar, aluguel de apartamento, analgésico e antitérmico, tomate, leite pasteurizado, feijão e repolho. Por outro lado, os dez produtos que seguraram a inflação em fevereiro foram: sapato masculino, sapato feminino, cebola, pescado fresco, cenoura, carne seca/charque, óleo de soja, lingerie, sabonete e ovos.
(Com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Motociclista fica ferida após se desequilibrar e cair em cruzamento no interior de MS
No cruzamento, há um banco de areia que fez a mulher se desequilibrar
Obra para remoção de quebra-molas gera congestionamento na Avenida Guaicurus
Condutores afirmam que via não foi sinalizada
De mudança para El Salvador, diplomata do Reino Unido mostra passaporte de gatinha adotada no Paraguai
Ramin Navai finalizou missão diplomática no Paraguai e leva consigo gatinha adotada no país
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.