Alcinópolis tem o maior índice de ICMS Ecológico do MS
O município de Alcinópolis, localizado na região norte, é o município com maior índice de ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, segundo tabela provisória publicada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Quando assumiu a prefeitura, relata Mané Nunes (PR), o índice era de 8,62. Em janeiro de 2010 saltou para 10,53 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O município de Alcinópolis, localizado na região norte, é o município com maior índice de ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, segundo tabela provisória publicada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Quando assumiu a prefeitura, relata Mané Nunes (PR), o índice era de 8,62.
Em janeiro de 2010 saltou para 10,53 e para 2011 será de 12,95. Trata-se do maior índice dos últimos 10 anos, índice semelhante, de 12,92, foi atingido em 2002. De 2002 a 2008, o índice do município despencou e começou a ser recuperado somente em 2009.
Para o prefeito, o resultado é fruto do trabalho incansável de sua equipe para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Ao mesmo tempo estamos preservando o meio ambiente e melhorando a vida dos alcinopolenses”, garantiu Mané Nunes.
O município contra com três unidades de conservação, sendo uma estadual – Parque das Nascentes do Taquari – com 26.849,6232 hectares; e duas municipais – Monumento Natural Serra do Bom Jardim – com 5.568,4032 hectares, e o Parque Natural Templo dos Pilares – com 100 hectares.
IMPOSTO – O ICMS Ecológico é um mecanismo que possibilita aos municípios acessarem recursos financeiros arrecadados a partir da definição, em leis estaduais, de critérios ambientais para a partilha de parte da “quota-parte” que os municípios têm direito de receber como transferências constitucionais.
O imposto é uma compensação para os municípios que preservam o meio ambiente, onde 90% é repassado conforme a avaliação qualitativa e quantitativa e os outros 10% são avaliados por meio de outros investimentos aplicados na cidade como coleta seletiva de lixo, rede de esgoto, rede de água, plano diretor, entre outros.
DIVISÃO – No Mato Grosso do Sul os 25% do ICMS destinados aos municípios são compostos da seguinte maneira: 7% divididos igualitariamente entre todos os municípios; 5% em função da extensão territorial do município; 5% em virtude do número de eleitores; 3% conforme o índice resultante do percentual da receita própria e, por fim, 5% ICMS Ecológico.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.