Papa alerta humanidade para os perigos do 3º Milênio

O Papa João Paulo II advertiu a humanidade contra “os perigos jamais vistos até agora” que o terceiro milênio parece anunciar ao lado de “novas perspectivas de desenvolvimento”. Na homilia, pronunciada para mais de três milhões de fiéis reunidos na esplanada de Blonia, durante a missa dominical celebrada na Cracóvia, sul da Polônia, destacou que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Papa João Paulo II advertiu a humanidade contra “os perigos jamais vistos até agora” que o terceiro milênio parece anunciar ao lado de “novas perspectivas de desenvolvimento”.

Na homilia, pronunciada para mais de três milhões de fiéis reunidos na esplanada de Blonia, durante a missa dominical celebrada na Cracóvia, sul da Polônia, destacou que o “século 20, apesar dos sucessos indiscutíveis em numerosos domínios, foi marcado de um modo particular pelo mistério da iniqüidade”.

“Entramos no terceiro milênio com esta herança de bem mas também de mal, estimou. Ante a humanidade se abrem novas perspectivas de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, perigos jamais conhecidos até o presente”.

O Papa denunciou a arrogância do Homem que se coloca às vezes no lugar de Deus, interferindo “no mistério da vida humana”: “pretendendo decidir, através de manipulações genéticas, sobre a vida do homem e fixar limites da morte”, disse, condenando todas as formas de eutanásia terapêutica.

“Rejeitando as leis divinas e os princípios morais, ameaça abertamente a família” e procura “fazer calar a voz de Deus” fazendo do Ser supremo “o grande ausente na cultura e na consciência dos povos”, afirmou o Papa.

Conteúdos relacionados