Febre aftosa pode ser erradicada em 2004 no Brasil

O Brasil deve antecipar em um ano, de 2005 para 2004, a obtenção do status de país livre de febre aftosa com vacinação, disse hoje o diretor do departamento de defesa animal do Ministério da Agricultura, João Cavalléro. O ministro Pratini de Morais lembrou que neste mês o Brasil completa um ano sem registro da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil deve antecipar em um ano, de 2005 para 2004, a obtenção do status de país livre de febre aftosa com vacinação, disse hoje o diretor do departamento de defesa animal do Ministério da Agricultura, João Cavalléro.

O ministro Pratini de Morais lembrou que neste mês o Brasil completa um ano sem registro da doença. “É uma demonstração de sucesso do nosso plano sanitário” , acrescentou Pratini. Conforme ele, os investimentos no combate à aftosa devem ser mantidos em todo o país. “Porque o novo nome do protecionismo é sanidade”, concluiu.

Cavalléro disse que aguarda só uma decisão política para colocar em prática o programa que antecipa o status de país livre de aftosa. As ações devem ser intensificadas no Norte e Nordeste, onde estão cerca de 50 milhões de bovinos. O ministério aplicou anualmente entre R$ 120 milhões e R$ 140 milhões na defesa animal. “Mas o maior investimento em sanidade é feito pelo produtor”, observou o ministro Pratini de Moraes.

Conteúdos relacionados