Copom mantém taxa de juros em 18% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu hoje manter a taxa básica de juros da economia em 18% ao ano, com viés de baixa. A decisão indica que o Banco Central pode, nos próximos 30 dias, reduzir os juros quando julgar necessário. A decisão não surpreendeu o mercado. A maioria dos analistas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu hoje manter a taxa básica de juros da economia em 18% ao ano, com viés de baixa. A decisão indica que o Banco Central pode, nos próximos 30 dias, reduzir os juros quando julgar necessário.

A decisão não surpreendeu o mercado. A maioria dos analistas apostavam que o Banco Central iria manter a taxa de juros em 18%. “As incertezas na economia aumentaram desde a última reunião do Copom, entretanto, fatos recentes reforçam as perspectivas de melhoria no cenário, confirmando-se previsão de inflação para 2003, abaixo da meta”, diz a nota do Copom.

Essa foi a segunda vez, neste ano, que o Copom adota o viés de baixa. A primeira vez foi na reunião de junho, quando a taxa estava em 18,5% ao ano, mas que acabou não sendo usada ao longo do mês.

Com a adoção do viés, o Banco Central pode reduzir os juros, a qualquer momento, antes da reunião seguinte. O Copom se reunirá novamente nos dias 17 e 18 de setembro.

Conteúdos relacionados